Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Sheila Maluf convida comunidade acadêmica do Ifal a participar da Bienal Internacional do Livro

Na próxima sexta-feira, 11, começa a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o maior evento cultural e literário realizado no estado. A organizadora da Bienal, Sheila Maluf, ministrou a palestra de abertura do X Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas e fez um convite para que toda a comunidade acadêmica do Ifal participe das atividades da Bienal.

Publicidade

A Bienal Internacional do Livro será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Serão dez dias de evento, que conta com uma programação gratuita e diversificada até o dia 20 de agosto. “Um evento com a previsão de 400 mil pessoas, mais de 130 estandes, mais de 300 lançamentos”, ressaltou Sheila Maluf, que também contou que foi professora do Ifal, na época em que era Escola Técnica.

“Nós vamos ter grandes nomes: Itamar Vieira Júnior, que hoje é best seller com o livro Torto Arado; Antônio Torres e além do Antônio Torres como acadêmico da Academia Brasileira de Letras, nós teremos o Marco Lucchesi, que hoje é presidente da Biblioteca Nacional, e o Cacá Diegues que também é da Academia Brasileira de Letras e é o nosso patrono. O homenageado é Jorge de Lima”, detalhou Sheila Maluf, citando também outros grandes participantes e atividades como seminários, homenagens, oficinas, apresentações infantis e espetáculos teatrais.

O Ifal vai participar do evento e contará com um estande, que ainda tem horários livres. Servidores e estudantes interessados em propor atividades podem fazer o agendamento pelo portal Integra. A instituição também selecionou 23 estudantes que vão atuar como monitores do evento.

A Bienal é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo Governo de Alagoas. A programação do evento pode ser conferida aqui.

X Eitic

Chegou a fase final de avaliação dos projetos de iniciação científica e de inovação tecnológica desenvolvidos neste último ano, nos 16 campi do Ifal. As 173 pesquisas serão apresentadas no X Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Ifal, que teve a solenidade de abertura realizada na tarde desta terça-feira, 8.

A cerimônia foi transmitida pelo canal oficial do Ifal no Youtube e o Eitic será realizado até o dia 18 de agosto, de forma híbrida. “O Ifal forma técnicos e técnicas, cidadãos e cidadãs. E essas ações de pesquisa, integradas com o ensino e a extensão, são os pilares da nossa instituição”, destacou o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, que representou o reitor Carlos Guedes no evento.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, esse formato do evento permite maior facilidade para acompanhar as ações desenvolvidas nos campi da instituição. “A partir do momento em que a gente tem essa possibilidade de fazer remoto, eu já tive a oportunidade de ingressar em várias salas virtuais e pude presenciar a avaliação de diversos projetos. Além disso, pude perceber o quanto que esses projetos contribuem para a aprendizagem, para a formação dos estudantes do Ifal”, ressaltou.

Também participaram da solenidade de abertura da Eitic o diretor de Pesquisa e Inovação, Eugênio Costa; o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Marcos Baltazar; e a professora Adriana Thiara, que conduziu a abertura do encontro e intermediou a palestra de abertura.

Fonte: UFLA

Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *