fbpx
Arte_agenda
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Seminário discutirá metodologias e indicadores do Fundeb

Com o tema “Metodologias e indicadores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça-feira, 7 de junho, o último seminário Pesquisa Inep de 2022. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília)

Durante o encontro, serão debatidos os estudos “A educação infantil e sua vinculação à nova complementação da União ao Fundeb: proposta de um indicador” e “Proposta de Indicador de Nível Socioeconômico dos Educandos: subsídios para a distribuição de recursos do Fundeb e para a construção de um indicador oficial do Inep”. O primeiro artigo é de autoria dos pesquisadores Fabiana de Assis Alves e Armando Amorim Simões, e analisa o aspecto redistributivo da nova parcela de complementação do Valor Aluno/Ano Total (VAAT) da União ao Fundeb e sua vinculação de 50% à educação infantil.

Já a segunda pesquisa tem como autores Gabriela Thamara de Freitas Barros e Adolfo Samuel de Oliveira. O objetivo do estudo é contribuir para a construção de um Indicador de Nível Socioeconômico dos Educandos (Inse), de modo a orientar a distribuição dos recursos do Fundeb, bem como subsidiar a contextualização dos resultados das avaliações e dos exames da educação básica; a focalização em determinadas políticas educacionais e a disponibilização de dados socioeconômicos para pesquisas acadêmicas, no âmbito das informações oficiais produzidas pelo Inep.

Pesquisa Inep — A iniciativa reúne autores de artigos publicados nos volumes 5 e 6 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, produzidos pelo Inep, com o objetivo de disseminar conteúdos voltados à análise, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas, programas e planos de educação. Os seminários ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, até o dia 7 de junho, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. Em cada evento, trabalhos são apresentados e debatidos pelos autores. Nos encontros virtuais, são abordadas as estratégias do PNE e as metodologias de cálculo dos indicadores que subsidiarão a implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fonte: Gov.br

Achou interessante? Para saber mais, clique no link.

Livros com 30%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.