Arte_edital
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Publicado edital do processo seletivo 2024 do mestrado profissional oferecido em rede nacional

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) divulgou, em 3 de julho, a chamada para o Exame Nacional de Acesso (ENA) de alunos para o mestrado profissional. O valor da taxa de inscrição é R$ 300,00 reais. O prazo de inscrição iniciará a partir das 12h do dia 3 às 23h59 do dia 10 de agosto de 2023. A previsão do início das aulas seguirá o calendário acadêmico de 2024 de cada ponto focal. O link para inscrições e as instruções estão descritas no edital: https://profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-ena24/.

Publicidade

Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém é um dos pontos focais que fazem parte da Rede Nacional do Profnit e ofertará 12 das 443 vagas previstas pelo Edital. Estas vagas foram distribuídas pela coordenação local da seguinte forma: oito vagas sem reserva, duas vagas para ações afirmativas e duas para servidores. A Coordenação do Programa em Belém é de responsabilidade do professor Fábio Pacheco Estumano da Silva. O contato com a coordenação pode ser feito por meio do e-mail profnit@ifpa.edu.br. O atendimento presencial ou remoto é feito no período de 14h às 20h. 

Os pontos focais são responsáveis pela gestão local do Profnit, oferta as disciplinas acadêmicas, desenvolvimento das atividades de organização local dos processos seletivos, divulgação das regras e o processo de ingresso/matrícula. 

Duração e objetivo do Profnit

A formação tem duração de 24 meses e tem o objetivo de formar recursos humanos para atuação nas competências dos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NITTs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental e organizações sociais.

Inscrições

As inscrições são feitas pela página nacional do Profnit. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição clicando na opção “candidato hipossuficiente” informando o Número de Identificação Social – NIS até o dia 9 de agosto de 2023. Cada candidato deve ler atentamente o edital, efetuar a inscrição e o envio da documentação, efetuar o pagamento da taxa se for o caso, acompanhar os resultados preliminares, períodos recursais e o resultado final. O resultado final é publicado após os procedimentos de heteroverificação, análise de pessoas com deficiências ou condição de servidor.

As dúvidas sobre o processo seletivo, inscrições e resultados da Etapa I devem ser enviadas à Secretaria Nacional do Profnit exclusivamente pelo e-mail ena.profnit@fortec.org.br

De acordo com o edital podem se inscrever candidatos graduados com diploma de curso de graduação emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é no valor de R$ 300 reais e pode ser paga até dia 11 de agosto de 2023.

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e Etapa 2 (Análise Curricular). A prova nacional será aplicada no dia 23 de setembro, às 14h, pela plataforma Moodle e a análise curricular será realizada no período de 17 de outubro a 1º de novembro pelas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAIs) do ponto focal. Os candidatos aprovados ingressarão no ano letivo de 2024.

Profnit

O mestrado Profnit é presencial, gratuito e com duração máxima de 24 meses conforme Regimento Nacional. É um programa de formação ofertado em rede pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN) em parceria com a Diretoria do Fortec. Conta com 37 pontos focais, distribuídos por 23 estados mais o Distrito Federal e tem como ponto focal sede a Universidade Federal de Alagoas.

Fonte: IFPA

Saiba mais clicando aqui

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *