fbpx
Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Projeto de extensão da UFSC Blumenau lança site sobre inclusão digital de pessoas com autismo

O projeto de extensão Acessibilidade e inclusão digital: a dinâmica no uso de games e aplicativos móveis por crianças autistas lançou um site para divulgação de atividades e conteúdos voltados à acessibilidade e inclusão digital de pessoas com autismo. O projeto é coordenado pela professora Cristina Luz Cardoso, do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação da UFSC Blumenau.

O site traz diversos materiais para consulta, como cartilhas sobre direitos e orientações aos pais, campanhas de conscientização e notícias sobre o tema, além de links úteis. O projeto busca fomentar a promoção dos princípios de ética, solidariedade e cidadania, na perspectiva inclusiva de atenção às pessoas com deficiência na UFSC, em especial no Campus Blumenau. Além disso, espera-se incentivar outras ações de extensão, estudos, pesquisas e projetos que abordem a acessibilidade digital para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a professora, tecnologias computacionais, em especial aquelas relacionadas a aplicativos móveis, vêm sendo utilizadas largamente para apoio aos interesses e habilidades de crianças com TEA. “Considerando que elas sofrem com dificuldades de interação social, observa-se que o uso de games e aplicativos móveis propicia o avanço no tratamento além de ambientes clínicos, incluindo o cotidiano familiar e escolar”, explica a professora.

Publicidade

Por meio de imagens, desenhos, jogos de associação e atividades do cotidiano, é possível estimular a comunicação, aumentando a confiança da criança com TEA e, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida. “O uso de dispositivos móveis acontece sem restrições de horário ou espaço específicos, e as tarefas e atividades oferecidas pelos games possuem uma conexão com o mundo real e imaginário, permitindo à criança com TEA expandir o contato real com outras pessoas, reforçando vínculos afetivos e a interação social”, avalia a coordenadora.

O projeto foi selecionado no Programa Probolsas da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e conta com a participação dos bolsistas Alexandre Pereira Vega e Rodrigo Laffront, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau. O projeto agora está em fase de prospecção de instituições e associações para futuras parcerias.

Fonte: UFSC

Gostou da iniciativa? Para acompanhar, acesse o site!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.