Justiça_criminal
Conteúdos Paco,  Serviço

Justiça Criminal

Atualmente temos um poder nas unidades prisionais, onde tudo tem um preço, existe um condigo de conduta interno criado por grupos com poder de comando onde o estado não tem controle perante o sistema das facções criminosas, a superlotação faz com que milhares de presos tenham seus direitos violados, mulheres sendo esquecidas pelos seus companheiros.
As facções criminosas que se instalaram nos presídios no estado da Bahia é um dos maiores problemas do século relacionado com a segurança pública estadual, originando como consequência uma série de acontecimentos que coloca toda população na condição de refém de um terrorismo crescente e cada vez mais dramático. Ficando a população no meio de uma verdadeira queda de braço entre líderes de facções e autoridades.
Na obra Sistema Prisional Baiano fala da realidade sobre celas lotadas, escuras, sujas, e pouco ventilada. Racionamento de água, comida azeda, e pequena quantidade para o interno sobreviver, infestação de ratos e barata. Dificuldade para atendimento médico. Presos com Covid–19 dividindo espaço com presos sem sintomas, esse é o retrato do sistema penitenciário brasileiro.
Quase todas unidades estão superlotadas grupos organizados recrutando pessoas, rebeliões é apenas o reflexo de um caldeirão humano preste a explodir, o programa de ressocialização existe, porém atende a menos que 20% da massa carcerária.
Pessoas sofrem nos dias de visita comum e intima, ambiente insalubre, crianças separadas das mães, o estado não atende as necessidades mínimas que a lei de execução penal manda, grupos organizados com poder financeiro compram pessoas, objetos proibidos são encontrados diariamente em todas unidades como, drogas, armas, dinheiro. O poder paralelo ganha força dentro das unidades prisionais do estado com a sua própria vigilância/segurança sem nenhuma dificuldade ordena atos e comanda atividades dentro e fora das prisões.

Texto de Carlos Clovis Gomes Neto

Confira abaixo a obra de Carlos Clovis, disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:

A obra Sistema prisional baiano: e o poder paralelo das facções, vidas excluídas e direitos violados trata das mazelas experimentadas pelos encarcerados nas unidades prisionais, abordando a forma como os direitos de milhares de presos estão sendo violados e como o Estado se distancia das organizações criminosas. Organizado em dezesseis capítulos, o livro apresenta, por meio de entrevistas com internos e colaboradores do sistema prisional, a realidade vivenciada por encarcerados frente às condições degradantes do cárcere, bem como apresenta o controle que as facções criminosas exercem nessas unidades.

COMPRAR

Achou interessante? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *