Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Estande da UnB na Feira do Livro leva conhecimentos sobre educação e ciência ao público

Desde sexta-feira (17), a Universidade de Brasília está com um estande na 36ª Feira do Livro de Brasília (Felib), no Complexo Cultural da República. Em espaço ao lado da exposição da Editora UnB – onde estão sendo vendidas obras acadêmicas a preços acessíveis –, a instituição promove ações acadêmicas diversas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Na última segunda-feira (20), o Grupo de Estudos de Professores de Línguas do Distrito Federal (Geplidf) esteve presente, dentro da programação promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), tratando de assuntos voltados às licenciaturas. O estande também recebeu a oficina Cai na prova, que discutiu temas relacionados à educação básica.

Estudantes de ensino fundamental e médio passaram pelo estande e tiveram contato com um pouco do que a Universidade oferece.

Publicidade

Extensão 

O Grupo de Estudos de Professores de Línguas do DF existe desde 2013 e conta com a participação de professores da área do Distrito Federal para promover formação a partir da relação escola-universidade. Estudantes de licenciatura em Letras, em formação para a docência, também são público-alvo do grupo.

Ciência Acessível

Já na última terça-feira (21), quem circulou pelo estande da UnB pôde entrar em contato com tecnologia e ciência a partir de outras iniciativas da instituição. De um lado, uma exposição com câmeras antigas da UnBTV ilustrava a evolução das tecnologias adotadas nas rotinas televisivas e estimulava a interação com público em gravações realizadas pela televisão universitária. De outro, banners e cartazes afixados na parede do espaço chamavam a atenção para a ciência produzida na UnB e divulgada nas páginas da revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom).

A ideia da exposição preparada pela equipe da Darcy, e também atrelada ao projeto de extensão da revista, era dialogar com os espectadores sobre o conhecimento científico e a Universidade de forma lúdica, leve e interativa.

Ao circular pelo cantinho, era possível conhecer curiosidades relacionadas à Antártica, área que ocupa 7% de toda a extensão do planeta e que dispõe de cerca de 70% de toda a água doce do mundo. As pesquisas brasileiras realizadas no continente gelado foram abordadas na edição 19 da Darcy, que destaca ainda uma expedição científica realizada na região em dezembro de 2017 e acompanhada pela reportagem da revista.

No estande, os curiosos também se deparavam com uma maquete do continente gelado e com plantas antárticas para observação microscópica. A amostra vegetal foi apresentada por pesquisadoras da UnB e é fruto de coleta realizada no âmbito do projeto Bryoantar. A iniciativa, sob coordenação do professor Paulo Câmara e da professora Micheline Carvalho Silva, do Instituto de Ciências Biológicas, é dedicada a estudos sobre a vegetação da Antártica.

Fonte: UnB Notícias

Achou interessante? Acesse o site e conheça mais sobre a Feira.

Livros com 50%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *