Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “viagem” e “viajem”

A diferença entre viagem e viajem não é tão difícil de ser notada, porém, ainda assim, é necessário bastante atenção. Isso porque as palavras são pronunciadas da mesma forma, além de contarem com significado bastante parecido.

Contudo, como dissemos, existe diferença, e ela não é complicada de ser entendida. Ao conhecer um pouco das classes gramaticais, essa diferenciação pode ser feita sem maiores complicações. E para entender como distinguir os dois termos mais facilmente, não deixe de ler o artigo a seguir!

Entenda a diferença entre as duas palavras

Viagem e viajem podem parecer palavras iguais, porém, são dois termos diferentes, mesmo que a pronúncia seja idêntica. Na fala, é impossível notar essa diferença, porém, quando estamos falando de gramática, entender isso se torna muito mais fácil.

A palavra “viagem”, com a letra “g” é classificada como um substantivo, uma palavra que nomeia as coisas. Por isso, ela não pode ser conjugada, afinal, apenas os verbos contam com essa alternativa. Um exemplo do uso dessa palavra nesse sentido pode ser visto a seguir:

  • viagem até o Rio de Janeiro rendeu bons frutos para a empresa.

Já no caso de “viajem”, com a letra “j”, podemos dizer que ela é classificada como um verbo. Isso porque ela é a conjugação do verbo “viajar” como podemos notar no exemplo a seguir:

  • Espero que eles viajem com cautela,.

Dica para distinguir os dois termos

Agora que já conferimos qual é a diferença entre viagem e viajem, chegou o momento de conhecermos uma dica para facilitar em sua separação. Primeiramente, para entender a distinção entre ambos, vamos relembrar o conceito de verbo.

Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza, e podem ser conjugadas dentro de uma frase. Um substantivo não pode ser conjugado, e essa diferença já pode te ajudar a diferenciar “viagem” de “viajem”.

Logo, como a palavra “viajem”, com “j”, é um verbo, ela vai indicar uma ação, como veremos a seguir:

  • Pode ser que eles viajem amanhã.

Como vimos, uma ação foi indicada, a possibilidade de viajar. Já quando a palavra viagem representa o substantivo, ela não apresenta nenhuma ação, como podemos ver no exemplo a seguir:

·  A viagem até Brasília foi maravilhosa, até mesmo durante a chuva.

Os sinônimos também podem ajudar

Outra dica de português sobre a diferença de viagem e viajem é fazer uso dos sinônimos. Para quem não se lembra, os sinônimos são aquelas palavras que contam com o significado parecido, isso quando eles não significam a mesma coisa.

De maneira resumida, podemos dizer que, quando a palavra é sinônimo de passeio, ela será sempre escrita com a letra “g”. Sendo para te ajudar a identificar, basta conferir o exemplo que separamos a seguir:

  • A viagem com o meu pai foi excelente;
  • O passeio com o meu pai foi excelente.

Viu como essa distinção fica muito mais fácil quando percebemos que a palavra é sinônimo de passeio? Caso não seja usada com esse intuito, basta adicionar o “j”, e ter a certeza de que não estará errando na grafia.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *