Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “decerto” e “de certo” 

diferença entre “decerto” e “de certo” existe e precisa ser estudada. Porém, para a sorte de todos os usuários de língua portuguesa, ela é bem clara, e com as dicas certas, é possível notá-las rapidamente.

E para te ajudar com essa tarefa de diferenciar as duas expressões, nós preparamos o texto que você está lendo. Aqui, de forma rápida, você vai entender como os dois termos funcionam, além da diferença entre eles, e exemplos para te ajudar a fixar.

No mais, para descobrir qual é a diferença entre as duas expressões, leia o artigo a seguir!

Decerto, junto, funciona como um advérbio

A primeira dica sobre a diferença de “decerto” e “de certo” é sobre uma das duas expressões ser um advérbio. Para quem não se lembra, essa classe gramatical é a responsável por modificar um verbo, outro advérbio ou uma frase, podendo ser de diferentes formas.

Essa classe de palavras tem diferentes tipos na gramática, podendo ser classificados como:

  • tempo;
  • modo;
  • qualidade;
  • causa;
  • intensidade;
  • oposição;
  • lugar;
  • afirmação;
  • entre outros.

Elas também são conhecidas por, geralmente, terminarem em “-mente”, apesar de isso não ser uma regra. Outros exemplos de advérbio são as palavras: felizmente, pouco, astuciosamente, divertidamente, banalmente.

A palavra “decerto” é um advérbio que pode ser substituído por outro dentro de uma frase. Onde você puder encaixar a palavra “certamente”, ou ainda a expressão “com certeza”, saiba que você deverá utilizar o termo “decerto” no lugar.

De certo pode ser substituída por sinônimo

Como vimos até aqui, “decerto” é um advérbio, o que não acontece com a expressão “de certo”, que conta com regras muito mais simples. Isso porque, aqui, não é necessário aprender nada sobre as classes de palavras para entender como usar esses termos.

De maneira simples, podemos dizer que toda vez que você puder substituir a expressão por “de verdadeiro” ou “de correto”, será o momento de usar “de certo”. Fora isso, não é necessário aprender nenhum outro tipo de regra gramatical.

Exemplos para te ajudar com o aprendizado

No mais, já conhecemos como as expressões “decerto” e “de certo” funcionam, o que torna a sua diferença mais evidente. Enquanto um é um advérbio, o outro são termos ligados que podem ser substituídos facilmente pelas opções “de correto” ou “de verdadeiro”.

Publicidade

Contudo, para te ajudar a fixar ainda mais os seus estudos, separamos alguns exemplos para você. Confira:

  • decerto (com certeza/certamente) eu gostaria de sair para lanchar com você;
  • o que sabemos de certo (de verdadeiro), até o momento, é que ele é o assassino;
  • decerto (com certeza/certamente) eu ficaria feliz com a vitória do meu time;
  • de certo (de verdadeiro) mesmo só sabemos que o pai dele fugiu.

Como podemos ver, ao saber os sinônimos de cada uma das expressões, fica muito mais fácil fazer a sua diferenciação. Agora não existe mais forma de você errar, afinal, não tem mais nenhuma outra regra que você precisa saber sobre o tema.

No mais, nosso artigo fica aqui, e esperamos que tenha entendido a diferença entre os dois termos. Continue com os seus estudos e não deixe de continuar aprendendo mais sobre a língua portuguesa!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *