Confira nossa seleção de 5 livros para comemorar o Dia Nacional do Teatro!
Atuação Cênica e Polifônica apresenta um trabalho de pesquisa que, de forma metodológica, aborda reflexões sobre a pedagogia no processo criativo da Atuação Cênica, conectando Psicologia e Artes, buscando o diálogo transdisciplinar.
A peça toma como referência o Teatro de Revista, gênero popular do teatro brasileiro, para tratar da contemporaneidade, o percurso de destruição simbolizado pela pandemia de covid-19 e a sensação claustrofóbica de se viver entre escombros, metafóricos e reais, no Brasil dos últimos anos. O texto faz dessa referência histórica, e de muitas outras, como o romance A vagabunda, da escritora francesa Colette, o tarô e o cinema americano dos anos 50, um ponto de fuga para refletir sobre questões de gênero, mas também como comentário arguto sobre o cenário político e social brasileiro.
A obra foi idealizada e concebida a partir de questionamentos que, frequentemente, surgiam nos debates realizados apos as apresentacões das leituras cenicas e aparecem constantemente na sala de aula: uma peca teatral e escrita apenas para ser encenada? Por que os textos teatrais ganham tao pouco espaco nos livros didaticos? Essas e outras perguntas sao respondidas nesta obra, que cumpre o papel de divulgar a dramaturgia em espacos e escolas publicas e inovando ao ter como palco para a encenacao, um “trailer-teatro” tecnologico, reunindo caracteristicas que vao ao encontro do titulo deste livro.
Este livro vai contar como foi potente realizar um processo criativo em Drama em um ambiente virtual. Sabe que uma amiga minha, a Renata Ferreira, disse que este livro não é apenas um livro, “mas uma aventura que nos provoca a imaginar a aula de teatro com um dado novo: uma viagem vertiginosa multidimensional”, achei chique. Vamos atravessar o espelho juntas e nos aventurar?
Evocações da Arte Performática (2010-2013) é uma publicação trienal de performances ocorridas nos países onde a língua portuguesa é oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este trabalho é inspirado tanto nas primeiras edições da revista de arte performática High Performance (1978-1997) como na catalogação anual Emergency Index, sendo ambas publicações feitas em língua inglesa.
Gostou? Acesse nossa Loja Virtual para mais títulos!