fbpx
Cursos universitários mais procurados em 2020
Artigos

Cursos universitários mais procurados em 2020

Está se programando para o vestibular ou ENEM? Conheça neste artigo, os cursos universitários mais procurados em 2020. Saber se está no caminho correto é um alívio para muitas pessoas que se encontram nesta importante fase de decisão.


Existem inúmeras opções de cursos universitários e, por isso, é importante descobrir quais irão ofertar um futuro promissor e um maior número de oportunidades no mercado de trabalho. É também importante analisar a aptidão para a profissão e a vontade por fazer a diferença.

O número de profissionais de determinada profissão deve atender à demanda pelas atividades decorrentes de sua prática, de acordo com o Portal PRAVALER. Continue a leitura para descobrir quais são os cursos universitários mais procurados em 2020.


Áreas de atuação com maior demanda

Caso você tenha optado por decidir através da demanda atual do mercado do trabalho, vale a pena se atentar para esse tópico. 5 áreas se destacam entre o que será buscado dos profissionais:

– Gestão eficiente de pessoas;

– Potencialização de lucros;

– Gestão de experiências positivas;

– Gestão de dados;

– Otimização de custos.

Essas 5 aptidões já são capazes de informar algumas áreas relevantes que veremos a seguir. Vale compreender ainda se você possui perfil para atuar na execução dessas tarefas e se busca a adaptação para as chamadas “profissões do futuro”.

É compreensível, por exemplo, prezar por seguir uma carreira comum na família ou mais tradicional. Ao pensar no futuro, é essencial entender que a construção de uma carreira permeia vários anos da vida adulta e ocupa boa parte do tempo útil do dia, ou seja, gostar da profissão é algo importante.

Mas, vamos ao que interessa: os cursos universitários mais procurados em 2020. Veja no tópico a seguir.


Cursos universitários mais procurados em 2020: Tecnologia

As informações foram buscadas nos principais portais de empregabilidade do país, como a CATHO. Em primeiro lugar, surgem os cursos universitários relacionados à área de Tecnologia.

É uma área muito requisitada devido aos avanços exigidos no mundo em que vivemos: automatizado e conectado. Essa área se relaciona com a gestão de experiências positivas, melhorando a usabilidade do usuário, gestão de dados e potencialização de lucros.

Gostar de Tecnologia e se interessar pelo seu desenvolvimento é um ponto de partida para que você considere essa área. Um dos grandes benefícios da área de Tecnologia é a possibilidade de trabalhar em home office, algo que será cada vez mais explorado.

Se você se interessou, veja os cursos universitários mais procurados em 2020 dentro da área de Tecnologia:

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

• UI/UX Design (Design de Interface do Usuário ou Design de Experiência do Usuário);

• Engenharia de Dados ou Ciência de Dados;

• Jogos Digitais;

• Segurança da Informação.

O mercado de trabalho é vasto, abrangendo o setor público e privado, sobretudo em empresas voltadas ao empreendedorismo (startups). Ao longo do curso, você irá desenvolver competências de raciocínio lógico, Matemática e Programação.


Cursos universitários mais procurados em 2020: Marketing e Vendas

A área de Marketing teve um crescimento exponencial com a popularização das redes sociais, o que abriu um novo leque de atuação no meio digital. Os cursos universitários relacionados a esta área estão entre os mais procurados em 2020:

• Marketing;

• Publicidade e Propaganda;

• Business Intelligence (BI);

• UX Design;

• Estatística.

Não se trata somente da produção de conteúdo, mas da análise do mesmo e transformação em dados que farão a diferença para empresas privadas. Nesses cursos universitários, você irá trabalhar o fator humano, assim como o entendimento da sua relação com as marcas e produtos.

A área de Marketing está relacionada à de vendas, uma vez que todos os esforços são voltados para a potencialização de lucros da empresa contratante. No “fim do dia” cada pessoa que você encantou deverá ser convertida em uma venda ou, no mínimo, em um futuro interessado.


Cursos universitários mais procurados em 2020: Meio Ambiente

A necessidade de repensar a nossa relação com o meio ambiente também impactou a escolha por cursos universitários. Profissionais que irão reavaliar e diminuir o impacto ambiental das empresas, assim como trazer alternativas de consumo serão requisitados futuramente.

O Brasil, felizmente, oferece diversas possiblidades de atuação na área de Meio Ambiente, por ser um país rico em fontes renováveis de energia, como o vento, a água e o sol.

Esses cursos universitários ainda permitem que o profissional more em regiões ricas em belezas naturais, o que também pode ser um fator decisório para essa escolha.

Dentro dessa área, você poderá optar pelos cursos universitários:

• Ciências Biológicas;

• Engenharia Ambiental;

• Engenharia de Alimentos;

• Gestão Ambiental;

• Saneamento Ambiental.

Se você se interessa pela área de Ciências e se identifica com exatas, estes cursos universitários mais procurados em 2020 podem fazer sentido para você. O mercado de trabalho abrange o setor público e privado e, em muitos casos, a área acadêmica, ou seja, pesquisa.


Cursos universitários mais procurados em 2020: Recursos Humanos

Acima citamos a gestão eficiente de pessoas como uma das grandes demandas do futuro. A área de Recursos Humanos tem se inovado cada vez mais e possui uma grande importância dentro das organizações.

Os recursos tecnológicos e o maior aprofundamento no entendimento do ser humano deram um novo folego à profissão que já foi associada somente à folha de ponto e contratações. A área de Recursos Humanos trabalha atualmente com inúmeras ferramentas de otimização de tempo e lucros dentro das empresas.

Se você deseja se especializar no entendimento e gestão de pessoas para a máxima eficiência (gestão de talentos), escolha um dos cursos universitários abaixo:

• Gestão de Recursos Humanos;

• Psicologia;

• Administração;

• Serviço Social;

• Pedagogia.

Os cursos universitários relacionados à área de recursos humanos buscam capacitar o estudante para o treinamento eficaz de pessoas, compreensão de suas particularidades e contratações eficientes. O mercado de trabalho se concentra, sobretudo, no setor privado.

É essencial que você tenha um bom relacionamento interpessoal e queira trabalhar em equipe. Estes são cursos universitários que a coletividade é mais importante que o individual. Pessoas expressivas e empáticas podem considerar a área de Recursos Humanos como um campo fértil.


Cursos universitários mais procurados em 2020: Jurídico

A área jurídica permanece entre os cursos universitários mais procurados em 2020, sobretudo neste momento em que vivemos em uma sociedade que busca uma maior politização, ou seja, participação na política.

É necessário, contudo, que o estudante amplie seus horizontes para as novas áreas de atuação que estão surgindo. O setor de compliance, ou seja, cumprimento das normas de conduta de uma empresa, por exemplo, tem exigido cada vez mais profissionais capacitados.

• Direito;

• Ciência Política;

• Administração;

• Contabilidade;

• Ciências Sociais.

O mercado de trabalho vai além da defesa de particulares, ou seja, advocacia comum, trazendo muitas oportunidades em Direito Público e Tributário, por isso foi citada a área de Contabilidade. E ainda: o grande número de fusões e decisões estratégica de empresas abrem um novo leque para o Direito Societário.

Os cursos universitários citados neste tópico trabalham, sobretudo, com o aspecto humano e social. No entanto, também exigem raciocínio lógico e, no caso de Contabilidade, o raciocínio matemático.

A Matemática é, inclusive, uma disciplina que deve ser estudada com afinco. Sem essa de “fugir dos cálculos na universidade”! Todas as profissões, em menor ou maior quantidade, irão solicitar conhecimentos matemáticos para a execução de tarefas diárias.

Dê uma chance também para o aprendizado e aprimoramento da Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia. Essas áreas irão acompanhar a sua vida por muito mais tempo do que imagina.


Competências complementares: o melhor para o seu futuro

Além da escolha entre os cursos universitários mais procurados em 2020, você poderá focar em desenvolver competências complementares para um maior aproveitamento da experiência universitária.

Busque o desenvolvimento de um novo idioma, sobretudo o inglês, para que seja possível ler e compreender sem dificuldade os artigos internacionais relacionados ao seu curso universitário e trazer maior destaque no momento de entrar no mercado trabalho.

Fora isso, você poderá focar em cursos extracurriculares de inteligência emocional, oratória e até mesmo teatro, muito importantes para a apresentação de trabalhos e para o relacionamento interpessoal. É essencial ainda buscar cursos específicos relacionados ao seu curso universitário.

Como exemplo podemos citar cursos de Design, focado nas ferramentas de edição, curso de Desenho, curso de Matemática, entre outros. O importante é se sentir preparado para o futuro e, acima de tudo, satisfeito com a sua escolha.

Desenvolver o hábito da leitura é essencial, uma vez que no decorrer de sua vida universitária, você terá que ler um grande número de livros e artigos acadêmicos, além de precisar produzir muitos trabalhos. A leitura auxilia também a escrever melhor, ampliando e melhorando o vocabulário.

Em resumo, 2020 é um ano cheio de surpresas para quem irá ingressar na universidade. Qual área chamou a sua atenção? Tecnologia, Marketing e Vendas, Meio Ambiente, Recursos Humanos ou Jurídica? Busque a opinião de conhecidos e converse com profissionais para que você decida o seu caminho com mais propriedade.

Em todo caso, o importante é tentar! Atualmente, muitas pessoas buscam especializações ou até mesmo uma segunda graduação. A sua escolha deve partir de suas aptidões e áreas de interesse, de forma a tornar a vida universitária ainda mais prazerosa.

Visite nosso blog para mais artigos como este.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.