Confira nossa seleção de livros para celebrar o Dia do Pedagogo – 20 de maio.
Neste livro registrou a reflexão dos pesquisadores no complexo processo de formação do professor revelando, neste sentido, o caminho da ação docente universitária seja nas disciplinas de metodologias de ensino, seja nas experiências de estágio obrigatório ou, ainda, outros temas que emergem do campo de análise.
Este livro caminha entre teorias e realidades, no diálogo de diferentes autores teóricos com pedagogas em formação, explorando dimensões conceituais, metodológicas e históricas, dando voz aos sujeitos que na prática convivem com docência.
Este livro traz o conhecimento de professores com larga experiência em educação infantil. O foco da obra é apresentar as bases teóricas e com alto potencial reflexivo para aqueles que se encontram nos primeiros momentos da Pedagogia voltada às crianças pequenas. Assim, a partir da perspectiva histórica, o livro faz aborda o papel do coordenador pedagógico e do professor, de modo a entender o sujeito em um mundo culturalmente já construído. Além disso, a obra se volta ao brincar, à construção da linguagem oral e escrita e à elaboração do raciocínio lógico-matemático.
O livro Conversas com Alfabetizadoras surge em um momento em que a autora, enquanto formadora, é questionada por muitos educadores sobre o que pode e o que não pode acontecer em uma prática alfabetizadora, além dos números que denunciam o descaso com a alfabetização no país. O livro foi dividido em três capítulos: Escrita, Leitura e Ações Metodológicas. No primeiro capítulo, traz uma reflexão sobre a escrita em um processo inicial além da ortografia. No capítulo seguinte, segue com os retratos e convida o leitor a discutir sobre como ocorre o processo de aprendizado da leitura desde as sílabas aos gêneros textuais. No capítulo final, encerra com uma conversa sobre a relação que existe entre: habilidade, intervenção e atividade. Não é uma obra pronta e acabada. A autora convida o leitor para seguir dialogando nos ambientes de aprendizagem. Em um tom intimista e longe de academicismos, ela busca aproximar-se do professor alfabetizador e dos profissionais da educação que acreditam na tecitura e na partilha das ideias para construir a formação dos educadores e a autonomia dos alunos leitores e escritores.
Este livro traz aos licenciados de Pedagogia lições que podem ser levadas em consideração no ambiente escolar, para que seus futuros alunos e respectivos pais vislumbrem uma escola que se mobilize em prol do aprendizado das crianças, olhando suas especificidades, suas linguagens e suas culturas. Não se trata de um manual, pois, como seres históricos, portanto, inacabados, incompletos e inconclusos (Freire, 2004), a formação de um professor se dá no cotidiano. Ligia de Carvalho Abões Vercelli compartilha em 10 lições experiências que aprendeu no decorrer de sua carreira profissional, situações reais que sempre a ajudaram a construir – e continuamente repensar – a prática docente, as quais poderão ser de grande utilidade para aqueles que estão no início da jornada em sala de aula.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!