Arte_agenda
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Orquestra Acadêmica da UFJF faz sua última apresentação do ano

A Orquestra Acadêmica da Universidade de Juiz de Fora (UFJF) faz a sua última apresentação do ano nesta quinta-feira, 22, com um repertório formado por obras de Mozart (1756-1791), Vincent d’Indy (1851-1931) e composições próprias de estudantes. O concerto acontece a partir das 19h, no Auditório Geraldo Pereira, localizado no Instituto de Artes e Design (IAD). A regência será do professor Willsterman Sottani. Antes, às 18h, o professor Rodolfo Valverde, do Departamento de Música, ministra uma palestra gratuita sobre as peças musicais que serão apresentadas. A entrada é aberta às comunidades interna e externa ao campus.

No recital, o público poderá conferir de Mozart, o Divertimento em Ré Maior (1772), uma obra do compositor francês d’Indy para cordas, flautas e trompete, além de diversas orquestrações escritas pelos alunos da disciplina de composição. Os músicos do conjunto são estudantes da disciplina Orquestra Acadêmica, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF. A disciplina integra o Departamento de Música e faz parte do Laboratório de Grupos Musicais do IAD. Atualmente, a orquestra é composta por treze alunos: três flautistas, quatro violoncelistas e seis violinistas. Essa é uma oportunidade para esses jovens vivenciarem na prática o ambiente profissional de um músico em uma orquestra.

Publicidade

“O trabalho do aluno na disciplina contribui significativamente em sua formação, na medida em que o insere na prática instrumental em conjunto, habilidade muito relevante. Quando pensamos na formação de um músico, há diversas competências que precisam ser desenvolvidas e trabalhadas. Tocar em orquestra é muito diferente de tocar como solista, que por sua vez, também difere da prática da música de câmara ou da performance da música popular, por exemplo. Os alunos podem vivenciar na prática como tocar em conjunto, como tocar estilos variados de música em grupo, além de trabalhar habilidades como socialização, exercício em grupo e proatividade. A orquestra é um dos laboratórios mais abrangentes e importantes na formação do instrumentista, notadamente no que tange a música de concerto”, avalia a coordenadora da Orquestra Acadêmica da UFJF, professora Raquel Rohr. A coordenação do projeto é realizada em conjunto com os professores Eliézer Isidoro e Larissa Novo.

Fonte: UFJF

Saiba mais clicando no link!

Livros com 30%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *