Artigos,  Conteúdos Paco

O maior prêmio literário do Brasil.

O prêmio Jabuti iniciou em 1958 e apesar das dificuldades com o mercado editorial na época, se tornou o mais renomado prêmio literário do Brasil. O presidente Edgard Carvalho manteve o interesse em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

No início constavam apenas sete tipos de divisões e a cerimônia de entrega do prêmio era feita na antiga sede da entidade. Aos poucos o Jabuti foi crescendo, agregando novidades, compondo categorias tradicionais e ganhando vida própria, onde então os diretores da CBL decidiram criar um evento à altura do prêmio e em 2004 ocorreu a primeira grande cerimônia de entrega, realizada no Memorial da América Latina. A partir de 2014 a solenidade foi realizada no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

Em 2018, o Jabuti foi reformulado tendo como objetivo se aproximar mais do leitor, e de se tornar ainda mais competitivo entre autores e editores, fortalecendo ainda mais seu posto como o mais almejado prêmio literário do País. Mantendo o nível de excelência, houve um aprimoramento na estrutura do prêmio, aperfeiçoamento dos critérios de análise das obras concorrentes e adoção de novas medidas para acolher autores independentes.

As categorias do Jabuti foram reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Inovação e Livro. A mudança serviu para racionalizar e qualificar as áreas do conhecimento, para que o Prêmio seja ainda mais abrangente. Outra mudança realizada no mesmo ano, para prestigiar ainda mais os primeiros colocados de cada categoria, o Jabuti passou a ter somente um vencedor por categoria.

O maior diferencial em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem suas obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *