Gustavo Menon é o nosso autor de hoje. Ele publicou na Paco recentemente o livro “A Revolução Cidadã No Equador: Entre o Buen Vivir e o Neodesenvolvimentismo”.
Sobre o autor:
Realizou o pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (USAL-Espanha). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo – PROLAM/USP. Graduado e Mestre em Ciências Sociais (Política) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e no Grupo de Trabalho “China e o Mapa do Poder Mundial”, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO, Argentina. Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPG-DIR) da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Livro publicado pela Paco Editorial:
A Revolução Cidadã no Equador: entre o buen vivir e o neodesenvolvimentismo, discute as pluralidades e complexidades (social e histórica) presentes no Equador contemporâneo. A análise é feita a partir do processo denominado “Revolução Cidadã”, encabeçado pelo ex-presidente Rafael Correa entre o período de 2007 a 2017. O livro aponta para os dilemas de uma sociedade periférica e dependente na composição do sistema internacional. Abordando as políticas econômicas do governo correísta, no campo do petróleo, o livro pontua o difícil caminho para a materialização do buen vivir em um contexto caracterizado pelo boom das commodities no mercado internacional. Em síntese, a obra avança nos debates sobre as conquistas, limites e contradições da chamada “Revolução Cidadã” no Equador.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!