O TDAH (Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade) traz consequências neuropsicológicas ao indivíduo afetado, principalmente relacionadas à ATENÇÃO. Seu custo social é considerável ao longo da vida, acarretando, em geral, baixo desempenho escolar ou profissional, maior probabilidade de desemprego ou permanência em subempregos, problemas de relacionamento interpessoal no trabalho e em outras situações sociais, risco de acidentes automobilísticos, dentre outros problemas.
A atenção é uma das funções de base para todo funcionamento cerebral. Envolve as habilidades de selecionar, adquirir, classificar, discriminar e integrar as informações que provêm tanto do meio externo quanto do sujeito (Fuentes et tal., 2014).
Os critérios de diagnóstico atuais TDAH podem ser divididos em três formas de apresentação, Desatenta, Hiperativa/Impulsiva e Combinada. A Avaliação Interdisciplinar é a mais indicada (Neuropsicologia, Fonaudiologia, Medicina e Pedagogia), visando delimitar o melhor grau de interferência do TDAH no que diz respeito aos fatores sociais, afetivos e escolares.
Confira mais sobre o tema com o livro disponível no catálogo da Paco Editorial:
Como avaliar TDAH, é um compilado baseado em pesquisas científicas, teses e testes realizados acerca do Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando a importância de se conhecer esse Transtorno e suas particularidades, assim como, a necessidade de ter profissionais competentes que saibam diagnosticá-lo.
O objetivo desta obra é propor maneiras de ensino sobre a avaliação e diagnóstico do TDAH, auxiliando assim profissionais da área, tornando o processo mais eficiente
Achou interessante? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!