fbpx
Artigos,  Conteúdos Paco

A maior biblioteca da América Latina fica no Brasil…

A Fundação Biblioteca Nacional, mais conhecida como Biblioteca Nacional do Brasil, trazida ao Brasil em 1808 pela família Real, é a sede do maior patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Proprietária de diversas responsabilidades, dentre elas preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil, tem crescimento constante, a partir de doações, aquisições raras e com o depósito legal.

O núcleo original de seu poderoso acervo, que atualmente conta com uma média de dez milhões de itens, se originou a partir da coleção de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e infelizmente teve boa parte consumida por um incêndio que se seguiu do terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755. Com parte do acevo reunido, o príncipe D. João fundou a Real Biblioteca Nacional, sendo que até 1814 apenas os estudiosos podiam realizar pesquisas, e mesmo assim, mediante autorização prévia. Após esse ano a entrada passou a ser liberada ao público em geral.

Atualmente, a Biblioteca Nacional do Brasil, tem sede no Rio de Janeiro e conta com várias áreas de atendimento ao público, oferecendo serviços aos visitantes, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas que pretendem consultar obras específicas ou apenas conhecer o prédio histórico que abriga tantas obras.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *