Confira na fascinante obra de Michelle a trajetória de uma instituição escolar que forma jovens para se tornarem padres na região central do estado de Minas Gerais, a cidade de Diamantina. Diamantina é uma cidade com riquezas históricas e culturais, esse estabelecimento de ensino foi criado em 1867 e comandado pelos padres lazaristas entre 1867 a 1964. O livro retrata o âmbito da história das instituições escolares com foco em apresentar as características internas do funcionamento do Seminário Sagrado Coração de Jesus no que tange ao formato dos cursos ofertados, à estrutura curricular, à formação dos professores e ao perfil dos alunos. Além desses aspectos, a autora analisou a trajetória…
“Histórias E Direitos Das Infâncias E Juventudes”
Eliane Mimesse, autora da obra “Histórias E Direitos Das Infâncias E Juventudes”, fala sobre sua obra recentemente lançada pela Paco Editorial. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Paco Editorial (@pacoeditorial) O presente livro é contemporâneo nesses vinte anos de Simpósios Temáticos da Associação Nacional de História (Anpuh) e nessas três décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Representa muito trabalho, empenho, de pessoas de várias partes do país, buscando criar grupos de trabalho em todos os estados na construção constante e envolvente em conhecer as histórias das crianças e jovens. Temos em mãos um volume que contribuirá para a compreensão…
Dicas de português: Por x Pôr
A língua portuguesa é rica em detalhes e singularidades que podem confundir, especialmente no que diz respeito à grafia e ao uso de palavras semelhantes. Entre elas, uma dificuldade comum é a distinção entre por e pôr, duas palavras que apresentam grafias próximas, mas que possuem significados e usos distintos. Mas, afinal, qual a diferença? Por Começando por “por”, trata-se de uma preposição que pode ser utilizada para diversas finalidades. Em geral, a palavra é empregada para indicar o agente da ação, o meio ou instrumento utilizado para realizá-la, a finalidade ou o objetivo de algo, a localização ou a direção de um objeto, entre outros usos. Exemplos Por exemplo,…
A Proteção Integral Da Criança E Do Adolescente – Uma Análise Da Constituição Da República De 1988 E Do Estatuto Da Criança E Do Adolescente
Essa obra traz consigo uma jornada intelectual na rede dos direitos fundamentais. Preparando uma imersão profunda em promover a proteção integral da juventude brasileira, como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituição e nas leis. Não a dualismo entre eles, embora a relação indivíduo e sociedade seja uma questão instigante que acaba por gerar várias polêmicas e posições controversas. Vive-se em uma era de profundas e rápidas mudanças sociais em níveis local, nacional e internacional. Mais uma vez, impondo ao Estado o dever de assegurar à criança e ao adolescente, prioritariamente, os direitos fundamentais do cidadão, como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação,…
Dia do Pedagogo
Confira nossa seleção de livros para celebrar o Dia do Pedagogo – 20 de maio. Neste livro registrou a reflexão dos pesquisadores no complexo processo de formação do professor revelando, neste sentido, o caminho da ação docente universitária seja nas disciplinas de metodologias de ensino, seja nas experiências de estágio obrigatório ou, ainda, outros temas que emergem do campo de análise. COMPRAR Este livro caminha entre teorias e realidades, no diálogo de diferentes autores teóricos com pedagogas em formação, explorando dimensões conceituais, metodológicas e históricas, dando voz aos sujeitos que na prática convivem com docência. COMPRAR Este livro traz o conhecimento de professores com larga experiência em educação infantil. O…
“Entre O Ideal E A Aparência – Desafios Macrofilosóficos Da Justiça Pós-Moderna
Raquel Soares Chiarelli, autora da obra “Entre O Ideal E A Aparência – Desafios Macrofilosóficos Da Justiça Pós-Moderna”, fala sobre sua obra recentemente lançada pela Paco Editorial. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Paco Editorial (@pacoeditorial) Este livro aborda a crise do paradigma de qualidade adotado pelos sistemas de justiça ocidentais, os quais, apesar da notável modernização observada nas últimas décadas, ainda não atendem a expectativa de justiça do cidadão. Trata-se de um descontentamento crônico que pode ser explicado por meio da crítica histórico-política da função judicial do Estado, mas também é consequência das transformações sociais que caracterizam a chamada pós-modernidade. …
Dicas de português: O que é Redundância?
Todos sabem que a língua portuguesa é cheia de detalhes e com muitas características próprias que fazem da escrita um desafio e tanto. Seja na concordância das palavras ou na forma como cada sentença é feita, o fato é que diversas questões são avaliadas na construção de um conteúdo. Mas será que você sabe o que é redundância? Por mais que o nome seja comum e já tenha aparecido em muitas aulas de português, é verdade que muitos acabam esquecendo o significado com o tempo, fator que facilita os erros simples e que podem comprometer a estrutura da linguagem. Quer saber mais e conferir alguns exemplos de frases que falamos…
5 motivos para ler a obra A Cobiça do Poder – A Época da Independência em Goias e Tocantins
Confira hoje 5 motivos para ler a obra “A Cobiça do Poder – A Época da Independência em Goias eé Tocantins”, da autora Martha Victor Vieira 1. Analisa a forma como ocorreram as disputas políticas em Goiás e no atual estado do Tocantins. 2. Traz uma pequena biografia dos principais protagonistas dos conflitos que ocorreram nas Comarcas de Goiás e na de São João das Duas Barras. 3. Relaciona os acontecimentos regionais e nacionais e aponta como a memória desses eventos foi apropriada na construção do Tocantins. 4. Apresenta um estudo sobre o então governador das armas Raimundo José da Cunha Mattos, destacando suas posições sobre o processo de independência…