fbpx
Releases

Para além de uma Musicoterapeuta

A música faz bem para a alma. Esse ditado popular está mais certo do que nunca. A musicoterapia é um conjunto de técnicas que usa a música de uma forma clínica, para ajudar pacientes com problemas de saúde e para melhorar a sua qualidade de vida. No livro “Para além de uma Musicoterapeuta”, é possível aprender ainda mais sobre esse novo tipo de tratamento.

A musicoterapia, como retratada no livro, é a combinação de diversas áreas de conhecimento. Ela pega emprestado conceitos de Psicologia Social, especialmente a categoria do estudo de identidade, e outras ciências humanas para criar um tipo de tratamento que é capaz de ajudar diversas pessoas.

Esse tratamento usa os elementos musicais para tratar problemas físicos e mentais. Por exemplo, ele pode ajudar pacientes com problemas de fala e audição, podendo também, ajudar na reabilitação motora e na reintegração e reabilitação de menores infratores e dependentes químicos, respectivamente.

Mas a musicoterapia também pode ajudar pacientes com problemas mais leves e condições que afetam praticamente a todos, como o estresse e outros problemas emocionais, visto que esse tipo de tratamento tem como foco a melhoria da qualidade de vida.

O “Para além de uma Musicoterapeuta” é uma chance de aprender mais sobre esse tipo de tratamento por meio de um personagem real, a Lorena. Essa musicoterapeuta, que através da sua experiência, ajuda a entender as relações entre paciente e terapeuta, dando uma visão real dos conceitos teóricos da técnica. É um excelente estudo, que ajuda tanto leigos como profissionais a entenderem mais sobre o tema.

A narrativa de história de vida do personagem é uma forma muito interessante de aprender sobre a terapia, já que o enredo deixa o leitor naturalmente engajado por querer acompanhar a história do personagem. Esse tipo de narrativa funciona muito melhor do que um simples livro didático.

Essa narrativa funciona também, por conta da experiência e competência do autor. Diego Azevedo Godoy se formou em Psicologia na Unimep, com especialização em Musicoterapia pela FMU, além de ser Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Profissionalmente, Diego foi professor de Psicologia na Faculdade de Americana, lecionando diversas disciplinas, como Psicologia Social e Institucional, Grupos e Relações Interpessoais, Estágio Básico/Processo com Grupo e Psicologia Fenomenológica e Existencial.

Além da experiência acadêmica, o autor vivenciou na prática o conteúdo ensinado e estudado durante a carreira, trabalhando em um abrigo de menores e com acolhimento institucional. Também tem experiência com atendimento psicoterapêutico e musicoterapêutico, especialmente com pacientes que sofrem de TEA, ou o Transtorno do Espectro Autista.

Como todo bom profissional, Diego se mantém atualizado estudando áreas de Psicologia Social, Identidade, Fenomenologia e Existencialismo, Musicoterapia, Educação Musical e Educação Social. Sem nunca parar os estudos, atualmente, é doutorando do programa de Educação Escolar da Unesp.

A combinação de experiência com o conhecimento teórico significa a capacidade de discorrer com o assunto com muita propriedade. Somando-se a isso, a forma que o livro foi escrito, acompanhando um personagem e sua jornada, torna a leitura fácil e divertida, fazendo com que “Para além de uma Musicoterapeuta” seja uma ótima maneira de aprender mais sobre esse novo tipo de tratamento.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *