O Decanato de Ensino de Graduação, com apoio do Centro de Educação a Distância, está realizando série de debates para discutir as possibilidades de elaboração de uma normativa que permita a inserção de disciplinas a distância no projeto pedagógico de cursos de graduação presenciais. A intenção é que nos diálogos sejam avaliadas necessidades e condições para dar andamento à proposta e submetê-la à votação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O primeiro debate ocorreu no início de fevereiro. Na ocasião, os participantes foram atualizados de ações relativas ao tema já em andamento. Entre elas, o envio de consulta técnica para a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para que os setores possam verificar aplicação da proposta dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e segundo as normativas da instituição.
À frente do encontro, o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, relata que a demanda para inclusão de oferta de algumas disciplinas na modalidade EaD foi identificada após o período crítico da pandemia da covid-19 e com o retorno das aulas presenciais, quando interesse se evidenciou entre a comunidade acadêmica e unidades.
Vale destacar que não há prazo para votação da nova normativa e que será priorizado o amplo debate. A proposta será encaminhada para deliberação somente quando houver consenso entre a comunidade. O debate também está sendo promovido junto aos estudantes por meio do Diretório Central dos Estudantes. A ideia é que os discentes também possam apontar as necessidades para a implementação das disciplinas EAD. A próxima sessão de debates será realizada no dia 3 de abril.
Fonte: Notícias UNB
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.