O Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF sobre o Covid-19 decidiu, nesta quarta, 17, pela flexibilização do uso de máscaras nos espaços físicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A medida foi aprovada após a divulgação da portaria municipal que torna menos rígida a utilização das proteções faciais em Juiz de Fora. A Portaria/SEI 1266, assinada pela vice-reitora Girlene Alves da Silva, estabelece o uso facultativo das máscaras nos ambientes acadêmicos e administrativos da instituição, com exceção daqueles relacionados à saúde.
O médico infectologista do Hospital Universitário (HU/UFJF/Ebserh), Rodrigo Daniel de Souza, ressalta que foram usados critérios próprios da Universidade, baseados nas orientações do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos – referência sobre a conduta em caso de doenças infecciosas no mundo – e aprovados pelo Conselho Superior (Consu).
A partir da decisão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a UFJF entendeu que a utilização de máscaras pode ser facultativa na maior parte dos espaços da Instituição. “A utilização de máscaras continua obrigatória para estudantes, servidores e usuários em espaços de assistência à saúde, como, por exemplo, no HU, nas clínicas odontológicas e na Farmácia Universitária.”
Apesar da flexibilização do uso de máscaras nas dependências da UFJF, o Comitê de Monitoramento continua aplicando os critérios de avaliação para observar o cenário epidemiológico da cidade e tomar as medidas necessárias, caso haja alguma modificação considerável em relação à proliferação da doença no município.
Fonte: UFJF Notícias
Gostou? Clique aqui para saber mais.