A pandemia do Covid 19, está longe de terminar, bem como, entendermos todos os seus impactos que são amplos e complexos. Mas alguns pontos ficam em evidência. O aumento dos problemas de saúde mental, principalmente de ansiedade, depressão e casos de suicídio, principalmente entre jovens. São múltiplos os fatores, mas um em específico fica cada vez mais evidente, o vazio existencial, a falta de sentido na vida. E, segundo Viktor Emil Frankl, criador da Logoterapia, uma terapia especifica para o problema da falta de sentido, que já nos anos 30 do século passado, alertava sobre os problemas da falta de sentido, pois não encontrar o sentido, leva a frustração e vazio existencial que por sua vez, é preenchido por outras coisas, como o consumo, as drogas, o álcool, fumo, violência, e infelizmente levam ao suicídio. Nesse sentido, constatamos que devido aos impactos da pandemia esses elementos, bem como, a insegurança e os constantes desafios da gestão da vida num cenário complexo, paradoxal e imprevisível, é necessário conhecermos outras formas de entender e intervir junto a essa questão do vazio existencial e da falta de sentido. Isso tudo faz com que a Logoterapia se mostra atualmente comm grande potencial de aplicação integrada em varias situações e problemas existenciais e de saúde mental e do afrontamento em momentos de crise.
Quer saber mais sobre a Logoterapia e sua contribuição em varias situações da vida humana? Então leia a obra Logoterapia e Análise Existencial: Saberes e atitudes de esperança no afrontamento aos momentos de crise e sofrimento humano no século XXI. Pois a vida pede sentido, esperança e atitude são esses elementos que você vai encontrar nessa obra que quer contribuir para a divulgação da Logoterapia e sua aplicação em varias situações da vida, como, culpa, ansiedade, social, etc., com a esperança de compartilhar reflexões e conhecimentos que estimulem e contribuam com aprendizado para um existência com mais sentido e dignidade.
Confira a obra abaixo disponível em nossa Loja Virtual:
Logoterapia e análise existencial: saberes, atitudes e esperança no afrontamento de crises e do sofrimento humano apresenta uma série de relatos de pesquisa e experiências vivenciadas por profissionais que aprofundaram seus conhecimentos sobre o estudo da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, psiquiatra e criador desse método terapêutico baseado na busca pelo sentido da vida.
Organizada em onze capítulos, distribuídos em duas partes, a obra traz uma grande contribuição para o estudo da logoterapia, pois apresenta uma variedade de reflexões teóricas e aplicações práticas dessa abordagem psicoterapêutica, considerando o momento pandêmico que estamos vivendo, visto que está sendo um dos grandes desencadeadores de crises existenciais.
Gostou? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!