fbpx
Agenda_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

UFGD oferece palestra sobre pressão acadêmica e saúde mental nesta segunda-feira

Nesta segunda (21/02), às 19h, a UFGD realizará palestra online sobre o impacto do abuso de álcool e outras drogas na saúde mental, na vida acadêmica e na vida profissional de jovens e adultos. Com o tema “Como superar as pressões acadêmicas com saúde mental e evitando o abuso de álcool e outras drogas”, o evento é direcionado aos estudantes da Universidade, mas todas as pessoas interessadas podem participar da transmissão, que acontecerá pelo canal no Youtube da UFGD, pelo link.

“Muitas vezes percebemos, nos atendimentos, que os universitários recorrem ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas como recurso ou fuga para lidar com as mudanças e pressões impostas pela adaptação ao novo estilo de vida na Universidade”, é o que explica Talita Meireles Flores, psicóloga da PROAE. A abordagem desse tema na palestra visa justamente à prevenção do abuso dessas substâncias decorrente de vulnerabilidade emocional e social.

A equipe de psicólogas da PROAE identificou, ainda, vários estudantes que ficaram mais ansiosos, desmotivados e frustrados diante das perdas que a pandemia ocasionou. “Pela situação econômica do país muitos começaram a trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o que também gerou sobrecarga”. E houve aumento na procura pela terapia individual. “Diante disso é primordial desenvolver estratégias direcionadas à prevenção do uso de drogas entre universitários para prevenir o desenvolvimento de patologias relacionadas ao uso abusivo”, destaca Talita Flores.

O encontro será proporcionado por uma parceria entre a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proae) e Talita Rolim, assistente social da prefeitura de Dourados e membro do Conselho Municipal de Políticas Anti Drogas de Dourados (Comad), especialista em saúde mental e dependência química.

A Proae está à disposição dos estudantes para atendimento de plantão, onde oferecem apoio, informações, escuta qualificada e encaminhamentos, às segundas e quartas-feiras, das 08h às 12h. Contatos: (67) 99257-1523 – Psicóloga Talita (às segundas) / (67) 99295-3410 – Psicóloga Franciele (às quartas).

Fonte: Dourados News

Achou interessante? Para saber mais clique no link disponível aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.