fbpx
Fatos_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

UFC e Governo dos EUA inauguram escritório do EducationUSA – Intercâmbios e parcerias serão facilitados

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos assinaram, na manhã desta sexta-feira (6), o memorando de intenção para criação do escritório do EducationUSA na UFC. Esse é o 43º escritório aberto no Brasil e o primeiro entre universidades federais do Nordeste.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância das ações de internacionalização da UFC com o objetivo de projetar a imagem da Instituição no mundo. “Depois da pandemia, é preciso que a gente fique alerta ao fato de que precisamos internacionalizar e gerar novas oportunidades aos nossos alunos”, defendeu Cândido, asseverando que a UFC tem todas as condições de fazer isso em razão da qualidade dos servidores (docentes e técnico-administrativos), dos alunos e da estrutura física.

A inauguração contou com a participação de uma comitiva do governo dos Estados Unidos, chefiada pelo encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff. “Atualmente são 14 mil estudantes brasileiros nos EUA (…) Fora isso, o Brasil tem 2.078 alunos americanos estudando em universidades brasileiras”, informou Douglas Koneff. Segundo ele, o objetivo é nivelar esses números, promovendo ainda mais a vinda dos estudantes americanos para o Brasil.

A comitiva ainda elogiou a celeridade da implantação do escritório na UFC, o que foi feito em apenas três semanas, sendo o procedimento mais rápido entre todos os escritórios do EducationUSA no País.

Sobre:

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. São mais de 400 centros de orientação em 181 países, que oferecem orientação, tradução certificada, eventos e workshops.

Presenças:

Também participaram do evento de inauguração a cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon; o cônsul de Relações Institucionais do Consulado dos Estados Unidos em Recife, Jeffrey Lodermeier; o cônsul de Política e Economia do Consulado dos EUA em Recife, John B. O’Brien; a assistente de Política e Economia do Consulado dos EUA em Recife, Joana Cavalcanti; o especialista em Educação do Consulado dos EUA em Recife, Stuart Beechler; e os representantes do Governo dos EUA Rosa Santoni, Roger Greenwood e Kyle Gustafson.

Estiveram presentes também o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o chefe de Gabinete da Reitoria, Fernando Henrique Carvalho; os pró-reitores de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; de Extensão, Elizabeth De Francesco Daher; de Assuntos Estudantis, Geovana Cartaxo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto Cavalcanti; de Gestão de Pessoas, Marcus Vinicius Veras Machado; além do Prof. Rafael Brás, representando a Pró-Reitoria de Graduação. A chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão, conduziu a cerimônia com a equipe do setor.

Fonte: UFC

Gostou? Clique no link para mais.

Livros com 20%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.