Com o tema “Metodologias e indicadores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça-feira, 7 de junho, o último seminário Pesquisa Inep de 2022. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília)
Durante o encontro, serão debatidos os estudos “A educação infantil e sua vinculação à nova complementação da União ao Fundeb: proposta de um indicador” e “Proposta de Indicador de Nível Socioeconômico dos Educandos: subsídios para a distribuição de recursos do Fundeb e para a construção de um indicador oficial do Inep”. O primeiro artigo é de autoria dos pesquisadores Fabiana de Assis Alves e Armando Amorim Simões, e analisa o aspecto redistributivo da nova parcela de complementação do Valor Aluno/Ano Total (VAAT) da União ao Fundeb e sua vinculação de 50% à educação infantil.
Já a segunda pesquisa tem como autores Gabriela Thamara de Freitas Barros e Adolfo Samuel de Oliveira. O objetivo do estudo é contribuir para a construção de um Indicador de Nível Socioeconômico dos Educandos (Inse), de modo a orientar a distribuição dos recursos do Fundeb, bem como subsidiar a contextualização dos resultados das avaliações e dos exames da educação básica; a focalização em determinadas políticas educacionais e a disponibilização de dados socioeconômicos para pesquisas acadêmicas, no âmbito das informações oficiais produzidas pelo Inep.
Pesquisa Inep — A iniciativa reúne autores de artigos publicados nos volumes 5 e 6 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, produzidos pelo Inep, com o objetivo de disseminar conteúdos voltados à análise, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas, programas e planos de educação. Os seminários ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, até o dia 7 de junho, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. Em cada evento, trabalhos são apresentados e debatidos pelos autores. Nos encontros virtuais, são abordadas as estratégias do PNE e as metodologias de cálculo dos indicadores que subsidiarão a implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fonte: Gov.br
Achou interessante? Para saber mais, clique no link.