Arte_agenda
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Secretaria da Educação seleciona professores de inglês da rede estadual para seletiva do Fullbright

Professores de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual de ensino, que desejarem realizar um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos Estados Unidos, têm até o dia 20 de março para efetuarem suas inscrições para a seletiva do Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI). A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), selecionará até quatro candidatos e os indicará para participar das demais etapas do processo seletivo que serão realizadas nos âmbitos nacional e internacional.

Publicidade

O curso é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos país com todas as despesas pagas.“Esta é uma oportunidade única. São poucas vagas e a Secretaria da Educação tem a difícil tarefa de indicar apenas quatro candidatos. Mas vale o esforço, porque é uma experiência transformadora. Temos certeza que os professores baianos que se candidatarem vão fazer bonito”, afirmou o diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim.

O programa possui duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e uso de tecnologias na educação.As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2024 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Para os selecionados, o programa oferecerá como benefícios passagens de ida e volta para os Estados Unidos; Moradia (compartilhada com outros participantes); Ajuda de custo para alimentação, Orientação pré-partida no Brasil (a definir se será on-line ou pessoalmente); Taxas acadêmicas para a participação no programa; Auxílio para aquisição de laptop, livros e outros materiais educacionais para desenvolvimento das atividades acadêmicas; Workshop de encerramento em Washington, D.C.;  Seguro-saúde; Visto de intercâmbio J-1; e Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos EUA.

De acordo com o professor Geraldo Seara, que participou de programa piloto da Fulbright em 1998/1999, os efeitos do curso, tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional, perduram até hoje. Segundo ele, participar do programa não significou apenas visitar instituições nos EUA, mas ter a oportunidade de conviver e aprender com pessoas do mundo inteiro. “Na escola onde atuei, a Somerville High School, na grande Boston – MA, havia professores de muitas nacionalidades e de diferentes experiências pedagógicas. Quando voltei, pude fazer muitas intervenções na minha realidade de professor. A vinda dos colegas americanos para a minha escola no Cabula, no ano seguinte, provou que também tínhamos muito a oferecer. Até hoje trocamos figurinhas pedagógicas já que aprender é um processo contínuo”, afirmou.

Para participar do programa é necessário que o professor seja cidadão brasileiro e não tenha cidadania norte-americana; Possua licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; Tenha, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; Tenha proficiência em inglês; Seja professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; Seja professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual; Dispense atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular.

Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior. Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

A seleção para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA será realizada inicialmente pela Secretaria Estadual de Educação que poderá indicar até quatro professores para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil. Na etapa de seleção Estadual, conduzida localmente, a avaliação será feita pela secretaria com base no formulário específico de inscrição preenchido.

A Secretaria vai encaminhar as candidaturas selecionadas com os documentos necessários para a Comissão Fulbright Brasil. Todas as candidaturas encaminhadas pela Secretaria de Educação serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e CONSED. Deste grupo, serão selecionados os candidatos que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL ITP ou IBT gratuitamente. Serão entrevistados por videoconferência ou telefone os candidatos selecionados na análise de mérito e que obtiverem nota igual ou superior a 500 pontos no TOEFL ITP ou 61 pontos no TOEFL IBT. Até oito candidatos serão selecionados para participarem da etapa internacional do processo a ser realizada nos EUA.

Fonte: Governo do Estado da Bahia

Mais informações, acesse a matéria original aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *