Sete programas de pós-graduação da USP foram selecionados para receberem bolsas de estudo e permanência voltadas a estudantes negros, por meio do edital de chamamento público do Grupo Carrefour em parceria com o Ministério Público. As bolsas têm por objetivo ampliar a participação de alunas e alunos negros na graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, tanto em instituições públicas quanto privadas. Serão ofertadas 305 bolsas para graduação, 223 para especialização, 304 para mestrado e 51 para doutorado em instituições de todo o Brasil.
Entre os programas contemplados, estão:
- Doutorado e Mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH);
- Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação (FE);
- Mestrado em Gestão de Políticas Públicas, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH);
- Mestrado em Mudança Social e Participação Política, também da EACH;
- Mestrado em Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA);
- Mestrado em Estética e História da Arte, programa de pós-graduação interunidades sediado no Museu de Arte Contemporânea (MAC).
As áreas escolhidas são aquelas com baixa representatividade de pessoas negras, como Medicina, Engenharia e Administração. A coordenadoria responsável por cada curso irá selecionar quantos e quais alunos receberão as bolsas, de acordo com seus próprios critérios de seleção e valores a serem recebidos.
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Fonte: Jornal USP
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.