Arte_fatos
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Prorrogado prazo para participação na enquete sobre condições de trabalho e saúde docente

Docentes de todo o país têm até o dia 19 de fevereiro de 2025 para participar da segunda etapa da Enquete Nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”. A prorrogação do prazo foi feita pelo ANDES-SN por meio da Circular 582/2024, publicada no final de dezembro.

Publicidade

O levantamento, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), tem como objetivo compreender de forma mais ampla as condições de trabalho e saúde enfrentadas pela categoria docente. A iniciativa busca embasar ações estratégicas para combater a precarização do trabalho e os altos índices de adoecimento entre professoras e professores.

Embora o levantamento já tenha registrado boa adesão em algumas seções sindicais, o número total de respostas ainda não atingiu a meta esperada, reforçando a importância da participação de toda a categoria.

Segunda etapa
Lançada em 16 de setembro de 2024, a segunda etapa da enquete foi ampliada para incluir todas as instituições que integram a base do ANDES-SN, como universidades federais, estaduais e municipais, além de institutos federais e cefets. O questionário, que leva de 15 a 20 minutos para ser respondido, também inclui um formulário específico para docentes aposentadas e aposentados.

Na primeira etapa, realizada em 2023, a coleta de dados revelou que as e os docentes das instituições públicas de ensino enfrentam, nos últimos anos, desafios como o produtivismo, o aumento na quantidade de tarefas, carga horária extensa, endividamento crescente, falta de recursos e de condições de trabalho adequadas. Essa sobrecarga tem levado a um aumento de problemas de saúde física e mental na categoria, o que se expressa num maior número de patologias relacionadas à condição de trabalho.

Fonte: Andes

Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *