fbpx
Fatos_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Professores da UFPB participam de evento na Itália em favor da paz na Europa

No próximo dia 26 de maio, no Palazzo della Sapienza (foto), prédio histórico que abriga a faculdade de direito da Universidade de Pisa, Itália, os Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Felipe Aquino (Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA) e Marcílio Franca (Departamento de Direito Público do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ) serão os protagonistas do evento “Un Violoncello per la Pace”, promovido pelo Centro Interdisciplinare di Scienze per la Pace dell’Università di Pisa.

A convite da universidade italiana, o Prof. Felipe Aquino realizará um concerto de violoncelo, tocando peças de compositores da Espanha, Brasil e Hungria, e o Prof. Marcílio Franca, que é Professor Visitante da Universidade de Pisa, fará uma conferência sobre o poder da música para a paz, tratando, entre outros temas, de sua experiência como ex-consultor jurídico da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas – ONU em Timor Leste. O evento faz parte das iniciativas acadêmicas da Universidade de Pisa em favor da paz na Europa.

Fundada em 1343, a Universidade de Pisa, localizada na região da Toscana, é uma das mais renomadas instituições acadêmicas europeias. O físico Galileu Galilei foi estudante e professor na universidade. O prestigioso Centro Interdisciplinare di Scienze per la Pace foi criado em 1998 e promove, conduz e coordena estudos e pesquisas interdisciplinares relacionados com a questão da paz e gestão de conflitos.

O Prof. Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil e nos Estados Unidos, onde viveu por seis anos. Desenvolveu papéis musicais intensos e diversificados, buscando conexões entre a música e outras formas de expressão artística como artes plásticas, balé, literatura e filosofia. Possui mestrado pela Louisiana State University e doutorado pela Eastman School of Music, em Nova York. Já se apresentou em todo o Brasil, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Itália e Argentina. Como pesquisador de música, publicou três artigos na The Strad Magazine (Londres) e outros artigos em revistas de música como Revista Opus, PerMusi e Musica Hodie. Além disso, é coordenador local da parceria acadêmica entre a UFPB e a Universidade de Örebro – apoiada pelo governo sueco – e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Câmara anual da UFPB. O concerto de Pisa é parte de uma tournée europeia, que acontecerá também na Alemanha e na Suécia. Além de docente do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, o Prof. Marcílio Franca é, desde abril, professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Pisa. Anteriormente, foi Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Turim. É Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, com pós-doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. É um dos principais nomes do direito da arte na América Latina e, atualmente, é árbitro do Tribunal do Mercosul (Assunção), da Corte de Arbitragem para a Arte (Roterdã) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Genebra). Foi Assessor Jurídico Sênior da Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Timor-Leste.

Fonte: UFPB

Achou interessante? Clique aqui para saber mais.

Livros com 50%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.