Luís Rafael Araújo Corrêa é o nosso autor de hoje. Publicou, pela Paco Editorial, os livros “Feitiço Caboclo: um índio mandingueiro condenado pela Inquisição” (2018) e “Insurgentes Brasílicos: uma comunidade indígena rebelde no Espírito Santo colonial” (2021).
Sobre o autor:
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense e professor no tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Especialista em História Indígena com ênfase no período colonial.
Livros publicados pela Paco Editorial:
A obra Insurgentes brasílicos: uma comunidade indígena rebelde no Espírito Santo colonial, tem como mote analisar e apresentar aos leitores a história e os desdobramentos que cernem uma das maiores revoltas indígenas que ocorreram em solo brasileiro, mais precisamente no aldeamento de Reritiba, no Espirito Santo. O autor, ao longo dos capítulos, relata as motivações da insurgência indígena, colocando sempre o indígena em posição de protagonismo, além das reivindicações dos nativos, que passavam por questões como a autonomia em relação aos missionários.
Ambientado no Brasil setecentista, o livro delineia as andanças de Miguel Ferreira Pestana entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, destacando os contatos que teve com as práticas mágicas e a religiosidade que circulavam na América Portuguesa – peças fundamentais para a elucidação das interações constantes existentes entre os índios aldeados e o mundo colonial. Quebrando o paradigma do índio passivo e submisso, alheio às transformações sociais impostas pela ordem edificada na América Portuguesa, a trajetória deste indígena se notabiliza, acima de tudo, pelos diferentes contextos nos quais ele conviveu e pelo esforço pessoal despendido para encontrar seu lugar na hierarquia social.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!