Conteúdos Paco,  Serviço

Nossa autora: Renata Bastos Da Silva 

Ivan Pereira Rodrigues dos Santos é nosso autor de hoje. Publicou com a Paco a obra “O Movimento Indígena E A Assembleia Nacional Constituinte”


Sobre o autor
:

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da área de Administração Pública – Evolução Histórica e Realidade Atual da Administração Pública no Brasil. Membro da Câmara de Extensão da Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014), com o projeto “O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência”. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012), com a pesquisa sobre Caio Prado Júnior na política 1947-1948. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1998), quando examinou os antecedentes da crise de 1929 através dos escritos dos pensadores José Carlos Mariátegui e John Maynard Keynes. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Colabora para o Centro de Estudios La Mujer en la História de América Latina, em especial destaca os estudos das pensadoras brasileiras Maria Odila Leite da Silva Dias, Maria Alice Rezende de Carvalho e Zuleika Alambert. Faz parte do conselho consultivo da Cátedra Mariátegui. É membro fundador da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil). Foi Coordenadora, em 2007, da Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo, quando organizou o conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB

Livro publicado pela Paco Editorial:

Em uma conjuntura de tempos fraturados, a educação pode servir como um elo entre a democracia e o espírito republicano. Diante disso, o livro de Renata Bastos da Silva é um caminho luminoso para educadores e o público em geral. A partir da feliz união entre teoria e prática, a autora desfia uma gama de possibilidades que partem da realidade de jovens da rede pública de ensino com uma abordagem do professor em sala de aula, por meio de uma intervenção de um intelectual no espaço público. Dessa forma, a história comparada de como EUA e Brasil, por Lincoln e Princesa Isabel, respectivamente, enfrentaram o espinhoso tema da escravidão com semelhanças e diferenças, é um caminho metodológico de uma práxis criativa que nos leva de Fernand Braudel a Carlo Ginzburg, de Edward Said à saga Crepúsculo em um processo de “aprender-fazer” dialético e dialógico, diverso de certos manuais pedagógicos acadêmicos porque tem o frescor da vivência do mundo das coisas reais.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *