Conteúdos Paco,  Serviço

Livro “Cultura e Sociedade”

“Cultura e Sociedade” são dois fenômenos complexos que envolvem toda a nossa vida. Nós nascemos e vivemos em sociedade e somente assim somos seres humanos. A cultura é um dos elementos característicos desse processo de humanização. A humanidade só é compreensível no interior da cultura e da sociedade. Nesse contexto, entender a sociedade e a cultura é entender a nós mesmos, tanto no que temos de universal, enquanto parte da humanidade, quanto no que temos de singular, enquanto individualidades. A sociedade fornece a base de nossa existência, pois através da produção de riquezas permite a nossa sobrevivência e desenvolvimento, além de gerar as instituições que nos governam e controlam. A sociedade também cria a cultura e é através desta que a interpretamos, que tomamos nossas decisões, etc. Entender a cultura é fundamental, pois ela nos cerca por todos os lados. Os nossos sentimentos, valores, ideias, gostos, são parte da cultura. A sociologia da cultura analisa o fenômeno cultural e tematiza questões como a arte, a ciência, as representações cotidianas, a religião, as doutrinas políticas, os meios oligopolistas de comunicação, a ideologia, entre diversos outras questões culturais, trazendo contribuições para o entendimento o fenômeno cultural. Quem não compreende a sua cultura e sociedade desconhece a origem de seus gostos, ideias, e como esses processos são constituídos socialmente. Assim, tende a reproduzir e reforçar o que existe. A compreensão, por sua vez, pode promover contestação e transformação. Quanto mais consciente o indivíduo é sobre sua sociedade e cultura, mais livre é, pois assim tem condições de realizar escolhas e tomar decisões conscientes e não apenas reproduzir e repetir o que é hegemônico. O livro “Cultura e Sociedade” traz um conjunto de reflexões que colaboram com a problematização dessas questões e com a compreensão da sociedade em que vivemos.

Confira abaixo:

A obra Cultura e Sociedade: reflexões teóricas e casos concretos, como o próprio título indica, aborda a relação entre cultura e sociedade, por meio de reflexões teóricas e casos concretos sobre esse fenômeno tão complexo que é a cultura. Para isso, apresenta diversos conceitos acerca da complexidade e definição de cultura. Organizado em doze capítulos, o livro se complementa em duas partes, pois uma parte traz questões e reflexões teóricas sobre o fenômeno cultural e, a outra, aponta para casos concretos que podem explicar ou esclarecer a teoria adotada na obra, contribuindo, assim, para repensarmos sobre o que é considerado cultura.

COMPRAR

Gostou? Acesse nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *