fbpx
Fatos_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

Ligas acadêmicas da UFGD levam promoção de saúde a comunidades

Na Universidade Federal da Grande Dourados há diversos programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços e produção e publicação dos produtos desenvolvidos nas unidades acadêmicas e administrativas. Um exemplo desse tipo de ação é a atuação das ligas acadêmicas dos cursos de graduação.

Por meio da orientação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da Universidade, as ligas realizam trabalhos totalmente voltado à comunidade externa. Essas ligas são, de acordo com o professor e tutor Márcio Eduardo de Barros, agrupamentos de alunos – organizados por eles mesmos – que discutem um assunto ou uma área específica e, assim, propõem projetos de pesquisa e de extensão.

Como última Ação Social no ano de 2021, um grupo de ligas acadêmicas esteve, na última semana do dia 03 de dezembro de 2021, na cidade de Ladário, na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, onde realizou atendimentos de prevenção e de educação em saúde às comunidades que vivem na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra. A iniciativa da Ação Social partiu da liga acadêmica LANED, que efetua exames visando a detecção precoce de doenças crônicas por meio do projeto Rastreamento da Doença Renal Crônica (DRC).

O grupo teve o projeto de extensão aprovado pelo edital da PROEX em 2020, visando a execução de atividades nas bases de estudos e nas incubadoras da UFGD e na Reserva Indígena de Dourados.

Alunos e alunas das diferentes ligas acadêmicas estiveram presentes na Ação Social de Ladário, O atendimento feito pelos estudantes da Liga LANEME levou às comunidades de Ladário conhecimentos básicos sobre a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável. Já a Liga Acadêmica de Infectologia – a LAINF – se empenhou na disseminação de conhecimento sobre HIV/AIDS, sífilis, hepatite B e HPV, abordando a população para conversas e distribuindo folhetos informativos. A presença da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) proporcionou às mulheres da comunidade esclarecimentos sobre a saúde intima e feminina. Os integrantes da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva e Cardiologia (LAMIC), ministraram aulas de noções básicas de primeiros socorros e diversas outras ligas participantes tornaram a ação possível.

Fonte: Dourados News

Gostou? Clique aqui para saber mais!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.