Dois estudantes brasileiros conquistaram o sonho de estudar em uma universidade norte-americana com bolsa integral. Nathalie Arruda Milbradt, 18 anos, e João Pedro Haufes, 19, farão a graduação em duas das mais prestigiadas instituições de ensino dos Estados Unidos.
Os brasileiros, moradores de Santa Maria (RS) e Campo Grande (MS), respectivamente, conseguiram ingressar nas instituições por serem alunos do Programa Oportunidades Acadêmicas, uma iniciativa do EducationUSA, rede filiada ao Departamento de Estado Norte-Americano e parte da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.
Eles tiveram orientação do escritório EducationUSA da Casa Thomas Jefferson e batalharam pelas vagas.
Jornada
Jefferson Couto, orientador do EducationUSA que acompanhou o processo de candidatura destes alunos e atual coordenador do programa Oportunidades Acadêmicas, explica: “A admissão é o resultado de uma jornada iniciada muito antes destes alunos encontrarem o nosso programa”.
O coordenador conta que as bolsas das universidades americanas, como as que Nathalie e João conquistaram, geralmente se destinam àqueles que conseguem demonstrar o que foram capazes de realizar com os recursos a que tinham acesso, e o que poderão alcançar com os recursos das universidades onde pretendem estudar.
“Graças a programas como o Oportunidades Acadêmicas, alunos que demonstram excelentes resultados acadêmicos e relevância social na comunidade onde estão inseridos não estão mais limitados pela falta do recurso financeiro para realizar o processo de candidatura”.
O momento ideal para iniciar o processo de orientação é quando o os alunos estão no 2º ano do ensino médio, mas a preparação deve começar desde o 9º ano.
Os interessados em participar do programa podem entrar no site da EducationUSA. Os atendimentos são agendados.
Fonte: Gazetaweb
Achou interessante? Clique aqui para mais informações.