fbpx
Arte_edital
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

ITA abre inscrições para jovens que desejam cursar engenharia em 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para os interessados (ambos os sexos) em ingressar nas Forças Áreas Brasileiras no próximo ano, em 2023.

As vagas são destinadas aos Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva da Aeronáutica, ou seja, os candidatos, após a conclusão do curso podem optar por seguir ou não a carreira na área militar.

O concurso é destinado aos candidatos que acabaram de concluir o ensino médio ou, então, que concluirão o curso ainda em 2022.

Os candidatos aprovados passarão por um curso de formação acadêmica de nível superior nas especialidades de engenharia, sobretudo no Setor Aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

Vagas e salários ITA 2023

Ao todo, o instituto abre 150 vagas, onde dessas 114 são para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.

Já as outras 36 vagas são destinadas ao Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, ou seja, para aqueles que desejam seguir carreira militar.

As oportunidades oferecidas pelo ITA são para as seguintes especialidades da engenharia:

  • Aeronáutica – 23 vagas;
  • Eletrônica – 25 vagas;
  • Mecânica-Aeronáutica – 25 vagas;
  • Civil – Aeronáutica – 18 vagas;
  • De Computação – 32 vagas;
  • Aeroespacial – 27 vagas;

O curso de graduação do ITA tem duração de cinco anos, dos quais os 2 primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

Durante o quarto semestre do Curso Fundamental, os alunos participarão do processo de escolha e definição das especialidades.

O curso será realizado dentro do instituto localizado na cidade de São José dos Campos, SP.

Os estudantes recebem uma bolsa auxílio que compreende os custos com educação e alimentação, no valor de R$ 1.334,00 aproximadamente.

A residência dentro do campus do ITA não é obrigatória. Os alunos carentes, por sua vez, podem ter isenção de moradia, mediante realização de trabalhos voluntários, de caráter acadêmico ou social.

Fonte: Notícias Concursos

Para saber mais sobre os requisitos, clique no link.

Livros com 40%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.