Introdução à Epistemologia: dimensões do ato epistemológico, é um livro fundamental para professores e estudantes da área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, do Direito, da Geografia, da Pedagogia e de todas as disciplinas que estudam as pessoas e a sociedade. É o primeiro livro didático que aborda, de forma sistemática, o desenvolvimento histórico da Epistemologia como produção do conhecimento. Em geral, Epistemologia tem sido concebida como teoria do conhecimento, filosofia do conhecimento ou ciência do conhecimento.
Neste livro, Epistemologia é o estudo sobre como o conhecimento (científico, filosófico e tecnológico) é produzido, ou seja, é o estudo do método de produção do conhecimento e não de uma teoria do conhecimento. Método de produção do conhecimento não é o mesmo que técnica de pesquisa. Método trata da práxis da investigação, trata do Ato Epistemológico, da relação ontológica entre o sujeito pesquisador (ser social) e o objeto ou fenômeno (histórico e social) de sua pesquisa. Neste livro, relaciona-se epistemologia, ontologia e metodologia na produção teórica, filosófica ou tecnológica do conhecimento, rompendo com a abordagem tradicional de epistemologia que se dedica ao conhecimento em si mesmo e propondo outra (nova) conceituação. A proposição geral é a de que o desenvolvimento histórico do processo epistemológico se materializa, na contemporaneidade, em seis Dimensões Epistemológicas Contemporâneas Básicas (positivismo, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia e materialismo histórico), com seus desdobramentos e variantes. Dimensões Epistemológicas não se constituem em modelos ou paradigmas abstratos, mas na objetivação de um processo histórico concreto que busca responder à questão fundamental da epistemologia: como o conhecimento (científico, filosófico e tecnológico) é produzido?
Confira abaixo esse livro disponível em nossa Loja Virtual:
Introdução à Epistemologia: dimensões do ato epistemológico rompe com a abordagem tradicional do tema Epistemologia, trazendo de maneira didática um conteúdo destinado a pessoas de diversas áreas e etapas acadêmicas, a fim de abordar a produção do conhecimento, através de seu desenvolvimento histórico de forma crítica e inovadora, não se prendendo a modelos, paradigmas e sistemas.
Gostou? Nos acompanhe para conhecer mais títulos.