fbpx
Institucional,  Notícias Acadêmicas

Inclusão Social no Brasil

Estudos apontam que o problema da “exclusão social” ainda afeta grande parte da população brasileira, de forma que o governo, com o intuito de inserir a população excluída, promove programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.

O desenvolvimento de políticas públicas e programas de conscientização são essenciais para o desenvolvimento dessas práticas. O Indicador de Inclusão Social, por exemplo, é uma das ferramentas de participação e controle social.

Com o governo de Lula e Dilma Roussef, o país passou por uma importante transformação, saindo do mapa mundial da fome e melhorando a vida de muitos brasileiros.

Inclusão Social nas Escolas

Considerado um importante espaço de criação e desenvolvimento do ser humano, as escolas, nas últimas décadas tem se voltado para a importância das questões sobre a Inclusão Social, seja no âmbito das etnias, orientação sexuais, deficiências, dentre outros.

Essa educação inclusiva tem beneficiado inúmeras pessoas, por exemplo, os portadores de deficiência, entretanto, ainda é um desafio para a maioria das instituições de ensino.

Frases

  • Todo e qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.”
  • Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença.”
  • Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças.” “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.”
  • Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres.”
  • É preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.”

Fonte e Referência: https://www.todamateria.com.br/inclusao-social/

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *