Fatos_blog
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

IF sudeste fica em 4° lugar em ranking de sustentabilidade internacional

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais foi classificado na 4ª posição entre as universidades brasileiras no Ranking UI GreenMetric 2021. O resultado foi divulgado na terça-feira, 14 de dezembro de 2021, e, ao todo, 38 instituições de ensino superior do Brasil participaram da avaliação.

O que é UI GreenMetric?

Trata-se de um ranking de sustentabilidade desenvolvido anualmente pela Universidade da Indonésia, desde 2010. A proposta é dar créditos para as universidades e suas respectivas instituições que fazem esforços para reduzir a geração de gás carbono e ajudar no combate mundial de mudanças climáticas.

Na avaliação, o ranking reúne informações básicas sobre o tamanho e localização das instituições, para identificar se elas estão situadas na área urbana, suburbana ou rural.

Eles buscam avaliar o tamanho da área verde nos espaços, o consumo de eletricidade — devido à relação com a emissão de gás carbono —, o uso, o gerenciamento e o desperdício de água, a configuração e a infraestrutura, a energia e as mudanças climáticas. Além da educação e da pesquisa.

Assim, os participantes podem obter uma série de benefícios, como internacionalização, reconhecimento, maior conscientização sobre questões de sustentabilidade, mudanças sociais e networking.

Segue abaixo uma lista com os indicadores de cada métrica citada:

1. Configurações e infraestrutura

  • Quantidade de área aberta em relação à área total;
  • Área total do campus coberta por vegetação florestal;
  • Área total do campus coberta por vegetação plantada;
  • Área total do campus destinada à absorção de água, para além da área florestal e de vegetação plantada;
  • Área total aberta dividida pela população total do campus;
  • Porcentagem do orçamento da universidade destinada para esforços sustentáveis;
  • Porcentagem de operação e manutenção de atividades de construção durante a pandemia do Covid-19;
  • Acessibilidade do campus para pessoas com deficiência ou para cuidados maternos;
  • Segurança;
  • Infraestrutura de saúde para estudantes, acadêmicos e funcionários administrativos;
  • Conservação de vegetação, animais, vida selvagem, recursos genéticos para comida e agricultura, tanto em médio quanto em longo prazo;

2. Energia e mudança climática

  • Eficiência energética de aparelhos elétricos;
  • Implementação de construções inteligentes;
  • Número de fontes de energia renováveis no campus;
  • Eletricidade total utilizada dividida pela população total do campus ((kWh por pessoa);
  • Quantidade de energia renovável produzida dividida pelo total de energia utilizada por ano;
  • Elementos de construção sustentável implementadas, em comparação a todas as construções e políticas de renovação;
  • Programas de redução de emissão de gases;
  • Emissão total de gás carbono dividida pela população total do campus;
  • Número de programas de inovadores durante a pandemia da Covid-19;
  • Nível de impacto dos programas da universidade na mudança climática;

3. Desperdício

  • Programas de reciclagem para o desperdício na universidade;
  • Programas para reduzir o uso de papel e plástico no campus;
  • Tratamento de desperdício orgânico;
  • Tratamento de desperdício inorgânico;
  • Manuseio de desperdício tóxico;
  • Tratamento de esgoto.

4. Água

  • Implementação de programas de conservação de água;
  • Implementação de programas reciclagem de água;
  • Eficiência da água utilizada;
  • Consumo de água tratada;
  • Porcentagem do uso adicional de água para lavar as mãos e para higienização sanitária durante a pandemia da Covid-19.

5. Transporte

  • Número total de carros e motos dividido pela população total do campus;
  • Serviço de transporte;
  • Políticas no campus para emissão zero de veículos;
  • Número total de veículos com zero emissões dividido pela população total do campus;
  • Tamanho da área de estacionamento para a área total do campus;
  • Programas para limitar ou diminuir a área de estacionamento nos últimos 3 anos;
  • Número de iniciativas para diminuir a quantidade de veículos particulares no campus;
  • Caminhos para pedestres no campus.

6. Educação e pesquisa

  • Quantidade de cursos de sustentabilidade em relação ao total de cursos;
  • Quantidade de fundos para pesquisas de sustentabilidade em relação ao total de fundos de pesquisas;
  • Quantidade de publicações sobre sustentabilidade;
  • Quantidade de eventos relacionados à sustentabilidade;
  • Quantidade de organizações estudantis relacionadas à sustentabilidade;
  • Site sobre o andamento da sustentabilidade na universidade;
  • Relatório de sustentabilidade;
  • Quantidade de atividades culturais no campus;
  • Número de programas para enfrentar a pandemia da Covid-19;
  • Número de serviços comunitários de sustentabilidade, organizados por alunos ou que envolvam estudantes;
  • Número de startups relacionadas à sustentabilidade.

Fonte: g1

Achou interessante? Clique no link para ler mais sobre.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *