fbpx
Quando a autoajuda não ajuda
Conteúdos Paco,  Cultura,  Lançamentos

Lançamento do livro “Quando a Autoajuda Não Ajuda e Quando Ajuda” de Renato Oliveira

A Paco Editorial está lançando, em todo o Brasil, o livro intitulado “Quando a Autoajuda Não Ajuda e Quando Ajuda”, do escritor, filósofo e psicanalista Renato Oliveira. A obra trata da desconstrução e construção de temas polêmicos e contraditórios relacionados a literatura de autoajuda, a partir de concepções baseadas em estudos de filósofos, psicólogos, médicos, psicanalistas, físicos, dentre outros estudiosos do comportamento e da psique humana e da experiência do próprio autor.

Sobre o autor:

Filósofo de orientação humanista com inclinação à Filosofia Existencialista e Ética. Há mais de 31 anos, atua como educador e formador na área comportamental. Especializando-se em Saúde Mental, criou programas de prevenção, humanização e acolhimentos.

Livro publicado pela Paco Editorial:

Organizado em quatorze capítulos, distribuídos em duas partes, o livro apresenta pesquisas fundamentadas que auxiliam no desafio de adentrar no campo das convicções, considerando tendências ficcionais envolvidas no segmento da autoajuda, de forma a confirmar e/ou refutar conceitos construídos nesse processo.

COMPRAR

Nota do autor:

Apesar de interagirmos num mundo onde ciência é intensamente presente no cotidiano, ainda assim, é grande o número daqueles que temem coisas ineficazes, alimentam falsas expectativas e depositam confiança em enredos absurdos.

Nossa predisposição ao místico é consequência dos milhares de anos, nos quais, a raça humana, por não entender certos fenômenos da natureza, criou representações imaginárias, creditando a seres divinos eventos, como: raios, erupções vulcânicas, secas, pestes, efeitos astronômicos, doenças e muitos outros.

Mesmo com distintas motivações para pessoas procurarem pelo segmento da autoajuda, não se pode deixar de lado a tendência ficcional, fortemente, envolvida nesse processo. Isso se dá pelas fórmulas mágicas e ilusórias de alguns autores, aconselhando a: curar câncer apenas com a força do pensamento, melhorar autoestima via narcisismo, só pensar positivamente, ter sucesso garantido, evitar uso da palavra “não” e temáticas semelhantes – distanciadas do real e das particularidades do viver.

Sei que “não devemos jogar a criança fora junto com a água do banho”. Nesse livro, meu objetivo não é desmerecer toda a literatura sobre aconselhamento pessoal, tanto que o título e boa parte de seu conteúdo apontam o que pode ser aplicado e funciona. Mas, como em qualquer setor, há publicações de boa qualidade e de qualidade duvidosa e enganosa.

Ao discorrer sobre o assunto, apoio-me na percepção e compreensão de estudiosos do comportamento e da psique humana, subindo nos ombros daqueles a quem tanto devemos – a fim de enxergar mais longe.

E como dizia um dos filósofos – com notável habilidade em demolir conceitos – Friedrich Nietzsche: “As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras”.      É desafiador para qualquer um adentrar no campo das convicções, sobretudo em uma área na qual a propensão para acreditar altera a percepção de muitos. E, circunstâncias há, nas quais, o que achamos saber ser capaz de gerar mais limitações do que aquilo que não sabemos. Espero que este livro auxilie você a “separar o joio do trigo” e que faça bom proveito do trigo.

Em tubarão o livro pode ser adquirido nas livrarias: LA FONTAINE no Farol Shopping ou CONSULATO no bairro Oficinas.

autor e governador
Renato Oliveira e Carlos Moisés da Silva, governador de Santa Catarina

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais!

Livros com 40%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.