O livro “História e Direitos das infâncias e juventudes” aborda questões tangentes sobre a infância e a juventude dos dias de hoje e como foi abordada em outros tempos. Os autores são especialistas no tema em que escreveram, os capítulos proporcionam uma visão geral de várias localidades em tempos e espaços diversos.
Com a leitura deste livro pode-se entender a história da infância e da juventude a partir do século XVII na região da Amazônia e nos séculos posteriores, no século XIX e início do XX as reflexões centram-se nos sujeitos do Paraná, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e em São Paulo. O volume ainda discorre sobre os direitos que foram e continuam sendo conquistados nos séculos XX e XXI em Santa Catarina, em Pernambuco e no Piauí.
É necessário divulgar esta produção para contribuirmos com a visibilidade dos mais jovens, porque esse grupo normalmente foi e ainda é desconsiderado da História, muitas vezes não são respeitados como “agentes da História”, os adultos têm esse privilégio. Essa invisibilidade através dos tempos permaneceu por séculos, em função além de outros motivos, das altas taxas de mortalidade. Divulgando esses conteúdos aqui reunidos é uma possibilidades de colocá-los na pauta das discussões. Uma grande contribuição à essa ação é a atuação do Grupo de Trabalho da Histórias das Infância e das Juventudes, vinculado a Associação Nacional de História (ANPUH), que mantêm sedes estaduais com a intenção de aprofundar as pesquisas e incitar novos estudos.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
O presente livro é contemporâneo nesses vinte anos de Simpósios Temáticos da Associação Nacional de História (Anpuh) e nessas três décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Representa muito trabalho, empenho, de pessoas de várias partes do país, buscando criar grupos de trabalho em todos os estados na construção constante e envolvente em conhecer as histórias das crianças e jovens. Temos em mãos um volume que contribuirá para a compreensão das infâncias e juventudes brasileiras, e colaborará nesse compromisso de construirmos e garantirmos os direitos de todos eles. Ótima leitura!