Na obra “Memórias de Escolarização e profissionalização: das professoras que tive à profissional que me tornei”, o leitor encontrará 12 relatos autobiográficos de professoras e de gestoras que exercem seus cargos em escolas de Educação Infantil das Redes Municipais de São Paulo e do Grande ABC, além dos textos das organizadoras, atualmente docentes do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe), da Universidade Nove de Julho (Uninove).
As autoras anunciam uma sólida reflexão sobre a relação existente entre a construção da identidade e a profissionalização docente por meio de gestos de escrita permeados por memórias de diferentes trajetórias de vida que estabeleceram as matrizes pedagógicas que hoje cada autora assume.
O grande mérito do livro é o seu contributo que reforça a discussão sobre a profissionalização dos professores e a importância da teorização implícita ou explícita das experiências vividas no percurso escolar.
Dessas narrativas irrompem tempos-espaços de deciframentos, personagens inspiradores, situações de silenciamento e de acolhimento, ritmos e melodias que possibilitam repensar opções e posturas profissionais. Em cada capítulo o leitor se depara com a autenticação dessas autobiografias.
A diversidade dos relatos atrelados às discussões teóricas que eles promovem redimensionam os olhares sobre a importância das experiências escolares na profissionalização de professores, gestores, formadores e pesquisadores.
Texto de Nádia Conceição Lauriti e Ligia de Carvalho Abões Vercelli
Achou interessante? Confira abaixo a obra disponível em nosso catálogo:
A obra Memórias de escolarização e profissionalização: das professoras que tive à profissional que me tornei é o resultado de estudos realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho.
Constituído por doze capítulos, o livro reúne ensaios dos participantes desse grupo, os quais publicaram diversas obras voltadas às práticas pedagógicas e à formação de professores da educação infantil, escritos com o intuito de reviver as memórias de escolarização e como elas refletem nas práticas pedagógicas.
Acesse nossa Loja Virtual para mais títulos!