O que é Educação Física? Atividade física, exercício físico, esporte, saúde, cultura corporal? Todas essas alternativas e outras mais? A pergunta aparentemente simplória carrega dentro de si muitas possibilidades de respostas dentro de um campo que, profissionalmente e academicamente, comporta muitas facetas. Temos aqui mais uma tentativa de responder à questão, ou melhor, uma nova interpretação da história curricular do componente – desta vez sob a ótica da filosofia(s) da diferença, o que traz como destaque o conceito de menoridade.
Distante de qualquer significado pejorativo, o menor aqui perspectivado se refere ao potencial criativo do novo, do que escapa das grandes normas, dos padrões, da moralização da vida. A narrativa trata, então, da história da Educação Física enquanto uma grande de linha de força que, paradoxalmente, produziu de forma concomitante linhas de fratura, fissura, escape. O objetivo, então, é celebrar o potencial criativo de um campo em constante transformação, marcado pela resistência de docentes compromissados com uma vida plena – para todos.
Confira abaixo o livro disponível:
Educação Física Menor traz a Filosofia e a Filosofia da Educação para o campo da Educação Física, agregando aos conceitos dessas áreas, novas perspectivas sobre o aprendizado. Assim, são apresentados caminhos para a construção de um ensino de Educação Física que vai além de atividades soltas, mas que possui objetivos pedagógicos e busca a aprendizagem efetiva.
Achou interessante? Confira mais títulos em nossa Loja Virtual.