Maria Aparecida Silva, uma das organizadoras da obra “Educação, Diversidade e Direitos Humanos – Trajetórias e Desafios”, fala sobre seu livro lançado recentemente pela Paco Editorial.
A obra trata das mazelas experimentadas pelos encarcerados nas unidades prisionais, abordando a forma Esta obra convida ao debate – na perspectiva do antirracismo – sobre educação e diversidade, notadamente, pela perspectiva das categorias de igualdade, relações étnico raciais e de inclusão, colocando em questão concepções construídas sob o padrão ocidental heteronormativo, as quais delegam tanto o conteúdo – papeis raciais e de gênero a serem desempenhado – quanto à forma, influenciando o registro historiográfico da cultura. Portanto, trata-se de uma leitura fundamental para desconstruir valores eurocêntricos, neocoloniais que se impõem sobre os corpos negros, afetando sobremaneira mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Esta obra convida ao debate – na perspectiva do antirracismo – sobre educação e diversidade, notadamente, pela perspectiva das categorias de igualdade, relações étnico raciais e de inclusão, colocando em questão concepções construídas sob o padrão ocidental heteronormativo, as quais delegam tanto o conteúdo – papeis raciais e de gênero a serem desempenhado – quanto à forma, influenciando o registro historiográfico da cultura. Portanto, trata-se de uma leitura fundamental para desconstruir valores eurocêntricos, neocoloniais que se impõem sobre os corpos negros, afetando sobremaneira mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!