O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tornou público, nesta sexta-feira, 28, o edital 001/2022, referente ao processo seletivo para o ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Serão ofertadas 20 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: “Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes” e “Estado, Sociedade e Práticas Educativas”. O curso, que é gratuito e regular, é recomendado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de abril e 22 de junho de 2022.
Das 20 vagas oferecidas, duas serão destinadas a candidatos que se declarem e comprovem serem portadores de necessidades especiais, indígenas ou negros e uma vaga será destinada para servidor da UFT. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00, que deve ser pago até o dia 20 de junho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser emitida no ato da inscrição. O endereço eletrônico para a emissão da GRU pode ser acessado aqui.
Como realizar as inscrições
Os candidatos interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Gestão de Processos Seletivos do Campus de Palmas, no endereço https://palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo. Para realizar a inscrição, os candidatos devem digitalizar os documentos exigidos e fazer o upload dos mesmos pelo sistema. Os documentos solicitados para a inscrição são:
- Cópia preenchida do Formulário de Inscrição;
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Cópias da Carteira de Identidade e CPF;
- Cópia do Currículo Lattes e cópia do diploma da graduação ou declaração que comprove que o candidato concluiu ou concluirá a graduação no semestre que ocorrerá a seleção.
Também é necessário fazer o upload da cópia digital do Histórico Escolar da Graduação e da cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa adequado a uma das duas linhas de pesquisa oferecidas pelo curso, escrito em no máximo dez páginas. Para candidatos técnico-administrativos da UFT, é necessário encaminhar também um documento que comprove o vínculo com a instituição.
Já para a comprovação do Currículo Lattes, o candidato deve preencher, pelo sistema, o Barema (tabela que facilita e objetiva a valoração de dados pessoais conforme a experiência acadêmico-profissional de um candidato) e, para cada pontuação atribuída, deve fazer o upload de arquivo que comprove o item. O resultado da homologação das inscrições será publicado no dia 30 de junho no site da UFT e os candidatos que tiverem as inscrições aceitas seguem para as etapas de seleção.
Para os candidatos que desejam pleitear a isenção da taxa de inscrição, é necessário postar no sistema uma declaração, juntamente com a documentação comprobatória que ateste a ausência de recursos financeiros para arcar com a taxa em questão. A análise da solicitação de isenção será realizada pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação ou por comissão específica designada por ela e o resultado será divulgado no dia 27 de maio.
Fonte: Surgiu
Gostou? Para saber mais sobre as etapas acesse o link aqui.