Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: Zeugma

Você sabe o que é Zeugma, e como ela é utilizada na Língua Portuguesa? Todos nós utilizamos essa figura de linguagem frequentemente, porém, nem todos conseguem identificá-la com facilidade.

Contudo, apesar do nome ser assustador, estamos falando de algo bastante simples e que qualquer um pode entender. A Zeugma faz parte do nosso cotidiano, e estamos aqui para te mostrar que você a usa, mesmo que ainda não tenha percebido isso.

Leia o artigo abaixo para descobrir o que é Zeugma, além de conferir exemplos e outras informações sobre o tema!

O que é Zeugma é como ela é utilizada?

Zeugma é uma figura de linguagem usada para omitir termos que já foram citados dentro da frase anteriormente. Isso faz com que o texto fique menos repetitivo, o que também ajuda a tornar a leitura mais fluida, garantindo uma melhor harmonia da obra como um todo.

Aqui, podem ser omitidos verbos, substantivos, entre outras classes de palavras, como o pronome, um dos mais comuns. Porém, é preciso estar atento, pois o termo a ser omitido já precisa ter sido citado na frase, além de ser necessário utilizar vírgula.

De toda forma, é muito comum usarmos Zeugma no dia a dia, além de a encontrarmos em músicas e poesias. Vendo alguns exemplos, acaba se tornando mais claro o quanto essa figura de linguagem pode ser útil para a sua escrita.

Que exemplo de Zeugma posso encontrar em textos?

Para tornar mais fácil o entendimento, vamos analisar duas frases distintas, e mostrar como a Zeugma é usada nelas. Os exemplos são:

  • meu pai era mineiro, meu tio, brasiliense, minha mãe, goiana, minha vó, baiana, meu irmão, pernambucano;
  • eu usei uma jaqueta, já meu tio, camiseta normal.


Na primeira frase, são citados vários locais diferentes onde cada uma das pessoas de uma família nasceram. Perceba que apenas no primeiro caso é usado a expressão “era’, já que, nas outras, não é necessário, sendo omitida e utilizada uma vírgula no lugar.

Já no segundo exemplo, a Zeugma é aplicada ao omitir o verbo “usar’ quando estamos falando das roupas do tipo. Porém, perceba que isso não mudou o sentido da frase, apenas fez com que ela se tornasse mais fluida, que é o nosso objetivo central.

Zeugma é a mesma coisa que Elipse?

Zeugma não é a mesma coisa que Elipse, apesar de algumas pessoas acabarem confundindo ambas. Na verdade, para alguns estudiosos da área, é comum dizer que a Zeugma é um tipo de Elipse, por conta de todas as suas semelhanças.

De toda forma, a principal diferença entre elas é que, no caso da Elipse, o termo a ser emitido não precisa ter sido citado anteriormente. Já na Zeugma, como vimos, só termos que já foram citados são escondidos no futuro, logo, fique atento a isso.

Esse é o nosso artigo e esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Zeugma. Acesse nosso blog para conferir outros textos que vão te ajudar a acabar com suas dúvidas sobre a Língua Portuguesa.

Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais dicas como essa!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *