Muitas pessoas costumam ter dúvidas no que diz respeito à acentuação de algumas palavras. Isso acontece especialmente quando se trata de palavras homófonas, ou seja, que apresentam o mesmo som quando pronunciadas.
Em casos assim, a gramática prevê um acento diferencial. Um exemplo é o verbo TER no presente do indicativo, que pode se apresentar com ou sem acento circunflexo em situações distintas.
Desse modo, o tem e o têm, embora sejam formas gramaticalmente corretas e não prejudiquem a comunicação quando empregados um no lugar do outro, possuem aplicações específicas a depender da pessoa do discurso.
Venha entender as diferenças entre TEM e TÊM e os seus diferentes empregos em frases!
Concordância Verbal
Antes de entender a aplicação prática do uso de TEM e TÊM, é fundamental ter a noção de que se trata de uma regra básica de concordância verbal.
Segundo esse critério gramatical, o verbo deve sempre ser conjugado de acordo com a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.
Quando usar o “tem”
A forma verbal TEM faz referência a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo TER. Logo, quando conjugamos o verbo na terceira pessoa do singular, formamos a expressão TEM, sem o acento circunflexo.
Além do emprego nos sujeitos ELE/ELA, o TEM também pode ser utilizado para concordar com sujeitos que dão noção de muitas pessoas, mas que são conjugados sempre no singular, como “todo mundo” e “gente”.
Exemplos:
- Ela tem um casal de cachorros.
- Ele tem cabelos cacheados.
- Todo mundo tem os seus segredos.
- Muita gente não tem piscina em casa.
- “Tem” como verbo impessoal
No uso coloquial, o verbo TER pode ainda desempenhar um papel similar ao do verbo HAVER, no sentido de existir ou acontecer, bem como de tempo decorrido.
Em casos assim, podemos classificar o verbo TER como impessoal. É quando o verbo não apresenta sujeito e há uma convenção para que a conjugação seja feita no singular, não importando o tempo e o modo verbal.
Quando ele é conjugado no presente do indicativo, a grafia ocorre sem o acento circunflexo, assim como quando ele auxilia o verbo haver no sentido de existir ou acontecer, em que a conjugação se mantém no singular.
Exemplos:
- Tem semanas que parecem demorar para passar.
- Tem bolachas na despensa.
- Tem pessoas na fila de espera. • Tem acontecido tanta coisa no mundo ultimamente.
Quando usar o “têm”
Utilizamos o verbo TER no presente do indicativo com o acento circunflexo sempre que o conjugamos na terceira pessoa do plural. Logo, toda vez que o sujeito for plural, deve ser usada a forma TÊM, para haver a devida concordância verbal.
Lembre-se que se o sujeito estiver no plural, o verbo também deve ser flexionado no plural, e o acento circunflexo é aplicado justamente para diferenciar a conjugação da forma singular.
Exemplos:
- Rodrigo e Camila têm personalidades parecidas.
- Os garotos têm muita paixão por futebol.
- Todos os que estiveram presentes na aula têm maiores chances de aprovação.
- Não são somente os seus pais que têm admiração por você.
Este artigo foi útil? Compartilhe!