Provavelmente, você já se deparou com a seguinte questão: ratificar e retificar são a mesma coisa? Por serem palavras com grafia semelhante, muitas pessoas têm essa dúvida, achando que elas têm o mesmo significado ou podem ser usadas como sinônimas.
Então, apesar de essas palavras existirem na língua portuguesa, elas não possuem o mesmo significado. Retificar é o oposto de ratificar e significa emendar, ajustar ou corrigir. Por sua vez, ratificar significa validar, confirmar, comprovar, etc.
Para que você entenda melhor a diferença entre ratificar e retificar, preparamos alguns exemplos. Veja:
- Três exemplos de frases com o uso da palavra “ratificar”
1. Caio passou na prova do vestibular, ratificou seu irmão mais velho, Pedro.
Na frase acima, ratificar significa que Pedro, o irmão mais velho de Caio, confirma a informação de que este passou na prova de vestibular. É, portanto, uma expressão de validação, comprovação, confirmação.
2. João Cardoso, executivo da SNN Corporações, ratifica as informações que estão sendo veiculadas na mídia.
Este é mais um caso em que a palavra “ratificar” é usada corretamente em uma frase. No contexto apresentado por ela, João Cardoso tem a intenção de dizer que as informações que estão sendo reproduzidas pela mídia são verídicas, não se tratando, dessa forma, de uma notícia falsa.
3. Semana que vem terá prova de matemática, ratificou a professora.
O que a frase acima quer dizer é que a professora de matemática valida/confirma a informação de que na próxima semana terá uma prova. Assim, os estudantes devem se preparar bem para ela.
- Três exemplos de frases com o uso da palavra “retificar”
1. O presidente da SPS corporações retificou o relatório que aponta que a empresa teve um lucro de R$ 10 milhões. O lucro atingido pela organização foi de R$ 9 milhões.
Como se percebe pelo contexto, o objetivo do presidente da SPS corporação é ajustar ou consertar uma informação, de maneira a garantir que o relatório reproduza a realidade da empresa.
2. Sou a favor de todos aqueles que lutam pelos Direitos Humanos, retificou o deputado estadual João Pereira.
Pelo contexto da frase, somos levados a pensar que o deputado estadual João Pereira falou algo que foi de encontro aos Direitos Humanos ou se envolveu em algum fato que pudesse dar a entender isso. Diante disso, ele aproveitou a oportunidade para esclarecer ou corrigir a situação, de forma a garantir que ele seja entendido da forma correta.
3. Por favor, verifique novamente e retifique o relatório, pois ele apresenta erros.
Esse é um exemplo típico. O que a pessoa está ordenando é o ajuste/correção do relatório diante dos erros que foram identificados.
Com os exemplos que foram dados, duvidamos muito que você agora não use corretamente as expressões retificar e ratificar. Uma dica para não esquecer de usá-las adequadamente, é treinar, ou seja, escrever frases em que o uso dessas palavras é essencial.
Para conhecer mais dicas sobre como usar as palavras e regras do português corretamente, fique atento às publicações em nosso site. Combinado?