fbpx
Dicas_de_escrita_ora_hora
Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “Hora” ou “Ora”

Você pode perguntar para o professor mais experiente ou até mesmo para o jornalista que passa horas digitando textos e matérias. Todos eles têm algo em comum: as dúvidas sobre a nossa língua. Isso porque o português é rico em detalhes e o emprego de cada termo pode confundir muita gente, ainda mais quando a dúvida é sobre o uso de ora ou hora.

De início, esse questionamento pode parecer algo simples, sem muita complexidade. Entretanto, o cenário pode ser diferente para aqueles que ainda não compreenderam as diferenças das palavras e quando cada uma delas deve ser empregada.

Está com dúvidas e quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba mais sobre esse assunto!

Diferença entre o ora e hora

Antes mesmo de conferir alguns exemplos sobre o tema, o primeiro passo é compreender quando deve ser feito o emprego de cada termo.

O segredo para não errar está em compreender a estrutura da frase, ou seja, a mensagem que você deseja transmitir com a escrita. É fato que muitos não possuem esses questionamentos quando estão falando, mas a situação fica séria quando o objetivo é escrever.

Por isso, tenha em mente que você precisa fazer o exercício de pensar nos termos que serão utilizados, levando em consideração a construção de cada oração, o objetivo e qual é a melhor maneira de se comunicar.

Evite termos e expressões que causem dúvidas e foque no que realmente será entendido pelo outro, sem gerar danos.

Focada nas diferenças entre o ora e o hora, o segredo está em compreender que a palavra com h sempre deve ser empregada quando o assunto é o horário. O termo sempre está ligado a ideia de tempo, sendo importante para definir as horas de um compromisso ou o determinado tempo para realizar uma ação.

O termo ora, por outro lado, deve ser usado quando o objetivo é falar de algo que acontece neste momento, que está acontecendo no momento. Sendo assim, o que vai determinar o emprego dos termos é o tempo da frase (passado, presente ou futuro).

Quando usar ora

Alguns exemplos na prática que podem facilitar a explicação, contribuindo com a memorização.

Situações em que existe o emprego do ora: por ora, estou satisfeito! Por ora, não tenho interesse no seu produto.

A palavra pode ser substituída por por enquanto ou neste momento.

Quando usar hora

Diferentemente da primeira opção, aqui o foco é mencionar o horário de algo, ou seja, quando uma ação será feita ou quando é o horário de algum encontro.

Situações com uso de horas: o ônibus transporta mais de 10 mil passageiros por hora; o pagamento será feito por hora.

Após compreender essas diferenças, fica fácil pensar na frase e no termo que deve ser utilizado.

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então aproveite para acessar o nosso blog e confira mais textos como esse!

Livros com 50%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.