Você pode perguntar para o professor mais experiente ou até mesmo para o jornalista que passa horas digitando textos e matérias. Todos eles têm algo em comum: as dúvidas sobre a nossa língua. Isso porque o português é rico em detalhes e o emprego de cada termo pode confundir muita gente, ainda mais quando a dúvida é sobre o uso de ora ou hora.
De início, esse questionamento pode parecer algo simples, sem muita complexidade. Entretanto, o cenário pode ser diferente para aqueles que ainda não compreenderam as diferenças das palavras e quando cada uma delas deve ser empregada.
Está com dúvidas e quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba mais sobre esse assunto!
Diferença entre o ora e hora
Antes mesmo de conferir alguns exemplos sobre o tema, o primeiro passo é compreender quando deve ser feito o emprego de cada termo.
O segredo para não errar está em compreender a estrutura da frase, ou seja, a mensagem que você deseja transmitir com a escrita. É fato que muitos não possuem esses questionamentos quando estão falando, mas a situação fica séria quando o objetivo é escrever.
Por isso, tenha em mente que você precisa fazer o exercício de pensar nos termos que serão utilizados, levando em consideração a construção de cada oração, o objetivo e qual é a melhor maneira de se comunicar.
Evite termos e expressões que causem dúvidas e foque no que realmente será entendido pelo outro, sem gerar danos.
Focada nas diferenças entre o ora e o hora, o segredo está em compreender que a palavra com h sempre deve ser empregada quando o assunto é o horário. O termo sempre está ligado a ideia de tempo, sendo importante para definir as horas de um compromisso ou o determinado tempo para realizar uma ação.
O termo ora, por outro lado, deve ser usado quando o objetivo é falar de algo que acontece neste momento, que está acontecendo no momento. Sendo assim, o que vai determinar o emprego dos termos é o tempo da frase (passado, presente ou futuro).
Quando usar ora
Alguns exemplos na prática que podem facilitar a explicação, contribuindo com a memorização.
Situações em que existe o emprego do ora: por ora, estou satisfeito! Por ora, não tenho interesse no seu produto.
A palavra pode ser substituída por por enquanto ou neste momento.
Quando usar hora
Diferentemente da primeira opção, aqui o foco é mencionar o horário de algo, ou seja, quando uma ação será feita ou quando é o horário de algum encontro.
Situações com uso de horas: o ônibus transporta mais de 10 mil passageiros por hora; o pagamento será feito por hora.
Após compreender essas diferenças, fica fácil pensar na frase e no termo que deve ser utilizado.
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então aproveite para acessar o nosso blog e confira mais textos como esse!