fbpx
Dicas_de_escrita
Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “descrição” ou “discrição”

Durante o nosso dia a dia somos expostos de forma direta e indireta a vários conteúdos, e uma ferramenta importante nesta transmissão de informações é a linguagem. A partir dela, é possível criar diversos conceitos e mensagens.

Porém, dentro do português, palavras parecidas podem nos causar certa dúvida e até mesmo influenciar na nossa compreensão plena de um texto ou fala.

Se você tem dúvidas sobre a diferença entre descrição ou discrição, continue conosco e leia o artigo que preparamos!

Diferenciando as palavras: descrição ou discrição

Geralmente, quando buscamos gravar certa regra gramatical, pesquisamos características próprias que nos ajudem a relembrar. Mas no caso destas duas palavras, esta alternativa pode não ser tão útil.

Além da grande semelhança no modo de escrita, ambas são substantivos femininos. Para que possamos entender suas diferenças, vamos começar a falar sobre a palavra descrição:

  • Descrição:

Ela é usada quando buscamos falar sobre o ato de detalhar algo, enfatizando suas características, criando uma representação oral ou escrita do objeto ou assunto de interesse. Assim, a pessoa enumera os aspectos observados. Alguns sinônimos para descrição são: apresentação, definição, exposição.

  • Discrição:

Quando falamos sobre discrição, nos referimos a uma impressão que pode ser referente a objetos ou pessoas, mas que basicamente significa uma tendência de não chamar atenção. Sinônimos para discrição são: comedido, ponderado, circunspecto.

Logo, as palavras descrição e discrição, apesar de serem muito parecidas, são usadas em contextos bem diferentes.

Analisando alguns exemplos

Quando discorremos sobre os significados das palavras, torna-se mais fácil entender que mensagem elas buscam passar em uma frase, facilitando as compreensões orais e escritas. Apesar de esta base ser um artifício importante, ver aplicações contribui para tornar o entendimento do conceito mais fácil.

Listamos abaixo alguns exemplos de sentenças com estes dois substantivos para que você possa se aprofundar no assunto:

  • Frases com a palavra descrição
  1. “A descrição do personagem do livro foi muito bem escrita”.
  2. “Ontem os responsáveis pelo projeto fizeram a descrição das etapas”.
  3. “É necessário saber a descrição dos materiais para usá-los”.
  4. “A descrição dos objetivos precisa ser clara”.
  5. “O professor pediu aos alunos uma descrição adequada do trabalho”.

Nestas frases, o substantivo descrição busca passar a ideia de exposição de fatos.

  • Frases com a palavra discrição
  1. “Para trabalhar conosco é preciso ter discrição”.
  2. “Eu prefiro me vestir com discrição”.
  3. “Agir com discrição em determinadas situações é essencial”.
  4. “A discrição é uma característica muito apreciada”.
  5. “Os afetados pediram discrição quanto ao assunto”.

Nas frases acima podemos perceber como este substantivo funciona como uma característica na maioria das frases, enfatizando uma maneira de comportamento.

Reforçando o que vimos

Como pudemos aprender nos parágrafos anteriores, as palavras descrição e discrição são usadas com objetivos diferentes, por isso, precisamos conhecê-las bem para que possamos usá-las corretamente nas sentenças.

A chave para diferenciá-las, principalmente ao ouvir as sentenças, é o contexto da frase. Quando lemos, deve-se estar atento às vogais utilizadas, pois variam conforme a palavra.

Além desses dois substantivos que trouxemos hoje, existem muitos outros casos dentro da língua portuguesa que podem causar certa confusão. Para que você possa estar constantemente informado(a) sobre as normas da nossa gramática, busque manter hábitos constantes de leitura e escrita.

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!

Livros com 60%OFF

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.