Em uma língua tão rica e cheia de detalhes como no português, é difícil imaginar que as palavras serão sempre diferentes, sem sons e escritas parecidas. Em poucos minutos de observação, você será capaz de identificar inúmeros termos que acabam sendo parecidos, seja na forma de escrever ou até mesmo no sentido – pelo menos é o que muitos acham. Mas você consegue dizer qual é a diferença entre absolver e absorver?
Olhando rápido os termos até parecem iguais, mas existem algumas diferenças que podem ser significantes, ainda mais quando o objetivo é o emprego do termo e o que ele pode significar em cada sentença.
Ainda não conseguiu observar a diferença e ter eles? Então aproveite para acompanhar o conteúdo completo e aprenda, de uma vez por todas, quando é necessário usar cada uma das opções.
Uso e significado de absolver
O melhor caminho para saber quando uma palavra deve ou não ser emprega é saber o significado, ou seja, o que aquilo quer dizer. No caso do termo absolver, o significado está relacionado com a inocência, quando alguém é dado como inocente em um processo ou até mesmo durante um julgamento.
Além dos tribunais e juris, que costumam usar a palavra, outra vertente é mais ligada à religião e significa que alguém foi perdoa de algo. Sendo assim, quando falamos do uso, o emprego deve ser feito quando o sentido da frase é dar inocência para o outro.
Para isso, é essencial conferir se a oração está fazendo um julgamento ou se remete às situações de julgamento, fator que justifica o uso do termo. Quando o caso é outro, o uso da palavra pode ser equivocado.
Uso e significado de absorver
Diferente do primeiro caso, que acaba tendo o uso mais restrito a determinadas situações, a segunda palavra é comum e pode ser usada em diversas situações, levando em consideração atividades comuns do dia a dia.
Isso porque o significado de absorver está mais ligado ao até de recolher, incorporar. Um exemplo para deixar clara a relação. Quando deixamos algo molhado em determinado superfície, depois precisamos passar um pano para absorver a água que ficou no local.
Sendo assim, o material tem como função retirar algo que foi deixado, limpando e absorvendo as gotículas.
No sentido oposto da explicação anterior, o termo pode ser usado várias vezes por dia, em situações da rotina.
Como saber quando usar cada uma?
Compreender, sem dúvidas, o uso de cada uma já é o primeiro passo para conseguir um bom resultado e para amenizar as chances de erro. Assim você saberá quando o termo deve ser empregado e qual é o modelo certo de uso.
Outra dica que pode fazer a diferença é começar a compreender os sentidos das falas e frases e qual é a mensagem que está sendo transmitida. A verdade é que muitos acabam deixando essa observação de lado, sem compreender que cada item é indispensável no processo.
Melhorar a leitura e praticar a escrita também são formas de melhorar a relação com a língua.
Achou interessante? Não esqueça de acompanhar o blog para mais dicas como essa!